Durante a manhã desta segunda-feira (21), a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu uma panfletagem no movimentado centro comercial da Avenida Jaime Brasil, em Boa Vista. A iniciativa teve como objetivo disseminar informações sobre os serviços oferecidos pela instituição e fortalecer o canal de comunicação entre a população e o Legislativo.
Comerciantes, consumidores e população em geral receberam informações dos colaboradores da ALE-RR sobre como fazer uma reclamação, denúncias ou elogios. Késia Carrillo, servidora da ouvidoria, destaca que a ação pretende mostrar a relevância do órgão da Assembleia Legislativa para a população.
“Essa mobilização faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante, que realizamos em todo o Estado, levando informação para a sociedade. Com isso, estamos comprometidos em aproximar o cidadão da Assembleia Legislativa, tornando nossa atuação mais transparente e acessível”, declarou Carrillo.
A aposentada Maria Helena dos Santos não conhecia os serviços da ouvidoria e, ao receber o panfleto, elogiou a iniciativa. “Primeira vez que ouvi falar sobre a Ouvidoria da Assembleia Legislativa e me informaram que posso fazer uma reclamação, por exemplo, sobre a minha rua que está bastante esburacada e prejudica todos que transitam por ela. É bom saber que a Assembleia está preocupada em ouvir a nossa voz e melhorar os serviços”, disse.
Helena Paulino de Souza, indígena da Comunidade da Malacacheta, localizada no município de Cantá, compartilhou seu contato com a ouvidoria. “Assisto à TV Assembleia [canal 57.3] e recebo informações sobre a ouvidoria. É uma forma importante de saber o que está acontecendo no Legislativo, além de conhecer os canais de atendimento disponíveis”, ressaltou.
O atendente Eduardo Afonso esteve atento às informações repassadas pelo órgão da ALE-RR. “Não sabia do trabalho da ouvidoria e acredito que seja de grande relevância conhecê-lo, pois podemos participar mais ativamente do processo legislativo”, afirmou.
Canais de atendimentos da
Os interessados podem enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona nas esquinas das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.
O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474 em Boa Vista, e o (95) 98402-7039 em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Texto: Anderson Caldas
Foto: Marley Lima
SupCom ALE-RR