O núcleo da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa (ALE-RR), em Rorainópolis, entregou 41 mechas arrecadadas na campanha “Mechas da Esperança”. A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama.
As mechas serão transformadas em perucas pelas mãos do cabeleireiro Airton Alves e, posteriormente, doadas às mulheres que perderam as madeixas. Thaize Florêncio, diretora da PEM em Rorainópolis, disse que a campanha continua e os interessados devem entregar as mechas na sede da Procuradoria Especial da Mulher, localizada ao lado do hotel Amazonas Palace.
“Na semana passada, entreguei na sede da Procuradoria Especial da Mulher, em Boa Vista, 41 mechas arrecadadas em Rorainópolis. Tivemos a honra de receber essa quantidade, e é muito gratificante saber que a população e os cabeleireiros estão empenhados nesta causa nobre, para ajudar a Liga de Combate ao Câncer”, disse Florêncio.
As mechas, conforme explicou, podem ser de cabelo liso, cacheado, com ou sem tintura. “Só não pode estar danificado. Tem muita gente nos procurando para pedir orientações sobre o tamanho exato de cada mecha e as condições do cabelo”, explicou.
A campanha é feita em parceria com a Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), instituição responsável por administrar o banco de perucas. “É uma campanha muito bonita feita pela Assembleia Legislativa de Roraima. A gente fica muito feliz pelo empenho de todos no município de Rorainópolis, que abraçaram essa causa para ajudar o próximo”, reforçou a diretora.
Boa Vista
Na capital, as mechas podem ser entregues na sede da PEM, na Assembleia Legislativa e nas unidades da Escolegis. E se a doadora das mechas não tiver quem corte o cabelo, a diretora da Procuradoria Especial da Mulher em Boa Vista, Glauci Gembro, ressalta que um salão parceiro da campanha, que fica ao lado da PEM, faz o corte gratuito.
A sede da PEM fica na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A campanha
A ação “Mechas de Esperança” se iniciou em 14 de setembro e conta com a parceria de salões de beleza e cabeleireiros responsáveis pelo processo de corte e produção de mechas, tudo gratuito.
“A gente colocou uma caixa de coleta em Rorainópolis, outra na sede da Superintendência de Programas Especiais, uma caixa de coleta aqui na PEM e uma caixa de coleta no hall da Assembleia Legislativa. Mas, quem tiver interesse em doar, pode deixar em qualquer núcleo da Assembleia, nas unidades da Escolegis, no Procon Assembleia, que a gente passa e pega essas mechas. A pessoa ainda pode mandar uma mensagem pelo WhatsApp, no ZapChame [095 98402-0502] e a gente passa na casa dessa pessoa para fazer a coleta”, ressaltou Gembro.
Texto: Marilena Freitas
Fotos: Jader Souza e arquivo pessoal
SupCom ALERR