Com o Sistema de Deliberação Remota (SDR) das Comissões, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ficou em segundo lugar na disputa do prêmio Assembleia Cidadã, promovido anualmente durante a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
O presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), comentou sobre a posição conquistada pelo Parlamento Estadual.
“O nosso sistema foi muito bem prestigiado pelas demais Assembleias. Além de facilitar a vida do assessor, ele dá transparência às ações do Parlamento e aproxima o cidadão roraimense das matérias que tramitam nas comissões do Poder Legislativo”, enfatizou.
De baixo custo, o sistema que é vinculado ao SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), pode ser implantado em outras Casas Legislativas, conforme explicou o superintendente legislativo da ALE-RR, Jardel Souza.
“O projeto foi construído, pensado e desenvolvido na Assembleia Legislativa de Roraima e traz a tramitação virtual das matérias nas comissões da Casa, e pode ser replicado em outras Assembleias.”
O primeiro lugar ficou com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com o projeto de implementação da Agenda Global 2030, que busca assegurar os direitos humanos e acabar com a pobreza.
O terceiro lugar da categoria ficou com a Câmara Legislativa do Distrito Federal, com “A Plataforma Legislativa Oficial de Transparência Ativa e Participação Popular em Formato de Rede Social”.
Na categoria “Atendimento ao Cidadão”, a Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN) conquistou o primeiro lugar com o projeto itinerante “Assembleia e Você”.
Já o “Educando pelo Amazonas”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), ficou em primeiro lugar na categoria “Projetos Especiais”.
Texto: Bruna Gomes
Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa
SupCom ALE-RR