Foram aprovados em plenário, na sessão ordinária desta quarta-feira (22), os Projetos de Decreto Legislativo (PDL) 74 e 88/2023, que declaram como de utilidade pública, respectivamente, a Federação de Judô de Roraima (Fejurr) e a Associação Cultural Desportiva Ichiban Dojô.
De autoria do deputado Renato Silva (Podemos), o primeiro PDL teve 17 votos, e destaca a Fejurr como ente que desempenha papel fundamental ao realizar competições e seletivos de atletas.
“Fundada em 11 de fevereiro de 1995, foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Judô [CBJ] como entidade de administração do esporte em questão. Oferta, ainda, às pessoas de baixa renda, projetos sociais, dando oportunidade a crianças, jovens e adultos à prática da atividade olímpica”, cita trecho do documento.
Já a mais recente associação, conforme justificativa do segundo PDL, foi criada em 6 de maio de 2020, e, desde então, executa atividades por meio de projetos ou de programas socioeducativos, culturais e atléticos, seminários, cursos especializados, competições esportivas, entre outros, mas necessita de doações para arcar com essas despesas. A autoria é do deputado Marcos Jorge (Republicanos) e teve 19 votos favoráveis.
Orgulho de Roraima
Ainda na sessão desta quarta-feira, foi aprovada a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a três policiais militares lotados no Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio, na Casa Militar da ALE-RR e na 4ª Companhia Independente de PM de Fronteira (CIPMFrom) do Comando de Policiamento do Interior (CPI).
A matéria foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), por meio do PDL nº 91/2023, e obteve 19 votos favoráveis.
A Mesa Diretora irá adotar as providências para a realização da sessão solene para a entrega da comenda, bem como dia e horário.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza/ Alfredo Maia
SupCom ALE-RR