Na sessão ordinária desta terça-feira (28), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, os deputados aprovaram, de forma simbólica, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 95/2023, que concede a Comenda Orgulho de Roraima ao jogador de basquete Thiago Prado Cordeiro.
De autoria do deputado Jorge Everton (União), a indicação é uma forma de homenagear o atleta que, mesmo sendo natural de Recife (PE), mora em Boa Vista desde 1995, e conquistou vários títulos representando o Estado.
“Seus primeiros passos na carreira de atleta foram no Ginásio Totozão e na Praça Capitão Clóvis, em 1998. Foi por quatro vezes campeão brasileiro de seleções de base da 1ª divisão, representou o Brasil no Sul-Americano Universitário no Chile, ficando em 3° lugar em 2004, cinco vezes vencedor do Campeonato Roraimense de Basquete, entre outros”, cita trecho da justificativa.
Defensor das causas esportivas, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) parabenizou o colega por lembrar do jogador.
“Ele é, de fato, um orgulho nosso. Um cara que contribuiu muito e continua contribuindo para o basquete roraimense”, disse o parlamentar ao relembrar que o homenageado sempre esteve presente nos momentos importantes do esporte.
A deputada Aurelina Medeiros (PP) também aproveitou a discussão para elogiar Everton pela iniciativa.
“Quero parabenizar Jorge Everton também, e dizer que, o deputado Marcos Jorge sabe disso, lá em casa eu tive um time de basquete, e meu filho Juliano, que é presidente da Federação de Basquete de Roraima, ainda hoje viaja com a turma mais antiga e trabalha com o esporte. Parabéns a Thiago”, frisou.
O autor do projeto enfatizou que para ele é uma honra homenagear Thiago e falou sobre o encerramento da copa que leva seu nome e da importância da valorização do esporte.
“A gente tem valorizado o esporte e a cultura do nosso Estado. Conto com o apoio de todos para aprovação para que o basquete seja lembrado e possamos criar eventos”, disse.
Justiça Comunitária
Também foi aprovada de forma simbólica a Moção de Aplauso nº 45/2023 ao Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), proposto pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos).
O programa funciona desde 2005. Por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 51/2023, firmado entre o órgão e o governo de Roraima, está nas escolas estaduais levando um trabalho que previne e medeia conflitos com base nos princípios da Justiça restaurativa.
“Objetivo: estimular e viabilizar a solução de pequenos conflitos com a participação efetiva da comunidade, mediante a adoção dos princípios da Justiça restaurativa, buscando torná-la mais educativa e a educação mais justa”, destacou o documento.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR