Servidores do Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram de uma capacitação em Manaus, Amazonas, para aprimorar conhecimentos e melhor atender as famílias que buscarem os serviços na unidade. O Centro está em fase de implementação de uma nova sede, que deve ser inaugurada neste ano.
O TEAMARR é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário e tem como presidente a deputada Angela Águida Portella, que também está à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Para ela, os dois dias de capacitação – 24 e 25 de fevereiro – foram grandiosos e de muito aprendizado.
“Essas capacitações que as equipes do TEAMARR participam são de grande importância para as atividades do Centro, para oferecermos o melhor atendimento aos nossos autistas e familiares atendidos pelo programa. O autismo ainda é algo novo, por isso existe a necessidade de constante atualização. É preciso aprender para melhor acolher”, declarou a deputada.
Compartilhando conhecimentos
“Desenvolvimento Motor no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)” e “Prevenção de Comportamentos Agressivos no TEA” foram os cursos ministrados pelo doutor em psicologia Thiago Lopes e pela fisioterapeuta Cibele Calza. A capacitação também foi marcada por dinâmicas e trocas de experiência.
“As expectativas eram as melhores possíveis, porque os profissionais que ministraram os cursos são referência na área. Foi incrível! Fico ainda mais feliz e realizada por saber que vou compartilhar esse conhecimento com a nossa equipe”, disse a servidora do TEAMARR Gabrielle Pinheiro de Brito, formada em psicologia.
Quem também participou da capacitação foi a servidora Juciane Mendes Albuquerque. Ela afirmou que “a intenção é buscar conhecimento, aprimorar o que já se sabe, para colocar em prática em benefício daqueles que mais precisam”.
Sobre o Centro
Em quase dois anos de criação, o Centro de Acolhimento ao Autista já realizou mais de 800 atendimentos, grande parte voltada para ajudar as famílias a obterem laudos sobre as condições do neurodesenvolvimento dos filhos. Além disso, tem realizado capacitações com profissionais da educação em Boa Vista e cidades do interior, para tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os autistas e seus familiares.
No ano passado, o TEAMARR promoveu ainda o primeiro concurso de redação voltado para o autismo, com foco nas dificuldades sociais de quem tem o espectro. Foram quase 600 inscrições de 70 escolas, de 14 municípios de Roraima, com alunos e professores sendo agraciados com as premiações em dezembro.
Texto: Josué Ferreira
Imagens: Erbeson Silva
SupCom ALERR