Nesta segunda-feira (22), a TV Assembleia (canal 57.3) veicularam o podcast “Rádio Assembleia 3 anos” abordando a história do veículo radiofônico do Parlamento e o futuro da radiodifusão e do radiojornalismo em Roraima. O programa especial contou com as gestoras da Superintendência de Comunicação da ALE-RR e apresentou os diversos produtos da comunicação da Casa Legislativa para informar o cidadão roraimense.
Em quase duas horas, o podcast informou os detalhes e curiosidades da implementação, crescimento e programação diversificada da Rádio Assembleia, que, no dia 21 de abril, completou três anos de história. Para tanto, o programa contou com a participação da superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, das diretoras de comunicação da ALE-RR e do presidente do Sindicato dos Radialistas de Roraima, Eduardo Figueiredo.
“Foi uma grande oportunidade de falar um pouco da Rádio Assembleia e desse trabalho ao longo de três anos, focando na evolução que está ocorrendo no estúdio e na nossa equipe. Tudo isso com o aval da Mesa Diretora, em nome do presidente Soldado Sampaio [Republicanos], que tem se esforçado para garantir que a comunicação cresça e chegue à ponta, que é o cidadão”, comentou Sônia.
A apresentadora do podcast e diretora da Rádio e TV do Legislativo, Camila Dall’Agnol, destacou como o veículo radiofônico evoluiu desde a criação. “A Rádio em três anos mudou muito, mudou de cara e estilo, está mais profissional e é claro que isso é motivo de comemoração. Além disso, conversamos sobre o futuro e chegamos à conclusão de que o rádio nunca vai deixar de existir, pois sempre haverá um espaço para os ouvintes e amantes desse veículo”, opinou.
A diretora de Imprensa, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da ALE-RR, Leo Daubermann, também participou do programa e enfatizou que há a integração das atividades de comunicação entre as diretorias da Casa Legislativa.
“Por meio das redes sociais do Legislativo, as pessoas têm acesso diariamente às ações e às notícias do Parlamento, inclusive relacionadas às informações da Rádio Assembleia. Dessa forma, ampliamos o nosso público, pois no Facebook são mais de 83 mil seguidores, no Instagram 40 mil e no YouTube mais de 23 mil inscritos”, informou a diretora.
Integrante também do bate-papo no podcast, a diretora de Relações Institucionais da ALE-RR, Adriana Cruz, abordou os produtos radiofônicos criados para o público interno do Poder Legislativo. “Trabalhamos a parte interna com os nossos servidores e com os visitantes que frequentam a sede do Parlamento, veiculando informativos diários e programetes. Isso com o intuito de informar as ações de utilidade pública, de interesse dos servidores, bem como da própria Assembleia Legislativa”, frisou.
A inclusão também foi pauta no podcast. O jornalista Rhadachy Wachiyama, que é autista, participou do programa e falou sobre a oportunidade de trabalhar no radiojornalismo da ALE-RR. “A minha inclusão na Rádio Assembleia foi de extrema importância para que eu pudesse seguir minha carreira profissional, além de possibilitar meu crescimento pessoal”, disse.
Durante a conversa, o presidente do Sindicato dos Radialistas de Roraima, Eduardo Figueiredo, destacou que o rádio sempre irá se reinventar. “O futuro do rádio pertence aos novos profissionais e, com certeza, há uma grande evolução proporcionada pelas plataformas digitais. Não vejo medo do rádio sumir do mapa, pois 83% da população mundial ouvem esse veículo de comunicação”, concluiu.
Os registros fotográficos do podcast “Radio Assembleia 3 anos”, podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR