Cursos da Escolegis são focados na temática do mês das mães – Jader Souza/SupCom ALE-RR
As aulas presenciais das novas turmas da Escola do Legislativo (Escolegis) se iniciaram nesta segunda-feira (6). São 17 cursos divididos entre as unidades dos bairros Liberdade e Santa Luzia, em Boa Vista, sendo alguns deles alusivos ao mês das mães, com foco em artesanato, beleza e culinária, como o de confecção de amigurumi.
A dona de casa Maria Iracelda não perdeu tempo e se matriculou no módulo intermediário para dar continuidade ao que aprendeu no primeiro módulo e se aperfeiçoar ainda mais na técnica.
“Eu pretendo me especializar e quero aprender cada vez mais. Então eu vim procurar o segundo módulo para me aperfeiçoar. Já aprendi bastante coisa, como fazer o polvo, cacto, sorvete. Tudo é bom de fazer. Eu já fazia crochê e agora estou aprendendo novas formas. Pretendo fazer e vender”, contou.
Conforme a professora Suzana Vieira, nesta etapa serão ensinadas novas técnicas, pontos de crochê mais avançados e uso de mais peças para confeccionar outras partes dos bonecos.
“Elas irão aprender a fazer costura invisível, alguns pontos que não são tradicionais até mesmo para a receita de amigurumi. Aí, irão conseguir fazer leitura de qualquer padrão, seja ele nível avançado ou em outra língua. Vamos fazer também a tradução de receitas, porque nós temos várias na língua turca, um dos melhores padrões conhecidos no universo do amigurumi. Este vai ser um dos tópicos do curso que vai chamar mais a atenção delas”, ressaltou.
Ainda conforme Suzana, assim como no básico, a modalidade também irá abordar a precificação das peças, principalmente para as alunas que possuem artefatos encomendados.
“Nós iremos focar na valorização do trabalho, para elas saberem quanto vão cobrar em cada peça, qual o padrão que vão utilizar. Enfim, [o amigurumi] é uma arte e cada peça tem um modo diferente de se fazer, nem todas são iguais, até porque elas são feitas artesanalmente”, frisou.
Outra opção de curso para as mães empreendedoras é o de salgados para fazer e vender. Quem também aproveitou a oportunidade foi a vendedora Samarys Cana. Há dois anos morando no Brasil com o marido e os filhos de dois e cinco anos, ela conta que o aprendizado irá ajudar na complementação da renda familiar.
“Além disso, é para poder pagar o aluguel, comprar itens básicos e aprender coisas novas. Temos que aproveitar porque é de graça. Já achei bom de início, excelente e arrumadinho. Estou fazendo esse curso para proporcionar as coisas que vou aprender aqui a outras mães que queiram adquirir meus produtos”, informou, afirmando que pretende fazer mais cursos profissionalizantes da instituição, como os de língua portuguesa e informática.
A chef Rafaela Ferreira é quem está à frente da oficina, que terá duração de 20h. A atividade abordará, inclusive, receitas de massa de salgados fermentados e não fermentados.
“A gente vai conversar sobre as boas práticas da manipulação de alimentos, algumas técnicas básicas para precificação. Será um curso rápido, mas muito interessante. Na prática, vamos produzir coxinhas, esfihas com vários tipos de recheios. Vou explorar com eles o universo dos salgados que existem”, detalhou.
O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, salientou que o cronograma da instituição se baseia em meses temáticos, e o das mães não poderia passar em branco.
“Nós escolhemos cursos voltados não só para as mães. São diversos, como artesanato, culinária, empreendedorismo, com os quais elas terão a oportunidade de ter uma melhor qualificação”, disse.
A Escolegis está localizada em dois endereços: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR