‘CICLO MANHÃ CONECTADA’
Chame discute violência no âmbito familiar com alunos da Escola Estadual Gonçalves Dias

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Gonçalves Dias assistem palestra do Chame sobre violência no âmbito familiar – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher (SEM), por intermédio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), participou do ‘Ciclo Manhã Conectada’, realizado nesta sexta-feira (10) na Escola Estadual Gonçalves Dias.

Organizado pelos grêmios estudantis em parceria com o Cedcar (Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente de Roraima) e a sociedade civil organizada na rede estadual de ensino, o evento reuniu coordenação, gestão escolar, grêmio estudantil, líderes e vice-líderes para discutir temas relevantes para a comunidade escolar.

A equipe multidisciplinar do Chame, composta por advogada, assistente social e psicóloga, especializada em acolhimento às vítimas de violência doméstica, ministrou a palestra “Combate à Violência no Seio Familiar”, que explicou os diferentes tipos de violência contra a mulher (psicológica, moral, física, patrimonial e sexual), seus impactos e as medidas de proteção disponíveis às vítimas.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a conscientização dos jovens sobre a importância do respeito e da igualdade nos relacionamentos, além de incentivá-los a denunciar casos de violência.

Diretora do Chame, Hannah Monteiro, destacou a importância de discutir a violência contra a mulher com os adolescentes: ‘Estas informações podem salvar vidas’ – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Fomos convidadas para participar deste evento diferente na escola, e acreditamos na importância de falar com este público, que está entrando na fase adulta e nos primeiros relacionamentos. Estas informações podem salvar vidas”, avaliou a diretora do Chame, Hannah Monteiro.

O gestor da escola, Valdenrique de Macêdo, também destacou a relevância do tema para a comunidade escolar.

O gestor da Escola Estadual Gonçalves Dias Valdenrique de Macêdo – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“É de grande valia e importância para nós, como instituição de ensino, trazer estas informações, pois é importante além do conteúdo educacional, abordar outros temas que serão de grande valia na vida deles. E o Chame já vem contribuindo conosco em outras ocasiões, e eles mesmos, por parte do grêmio estudantil, sempre pedem a sua presença”, afirmou Macêdo.

O presidente do grêmio, Keled Lima, explicou que o intuito do ‘Ciclo Manhã Conectada’ é dar uma abordagem nova a assuntos socialmente relevantes, sem a didática de ensino tradicional.

Presidente do grêmio estudantil, Keled Lima, explicou que o intuito do ‘Ciclo Manhã Conectada’ é dar uma abordagem nova a assuntos socialmente relevantes, sem a didática de ensino tradicional – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Nossa proposta é mostrar aos alunos vários assuntos abordados de maneira diferenciada, sem ser aquelas aulas dadas pelos professores das matérias, com outros temas associados e com o apoio da escola”, ponderou o jovem.

Sobre a SEM

A Secretaria Especial da Mulher (SEM-ALE-RR) tem como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Uma das suas missões é incentivar mulheres a romper ciclos de violência e outras violações de direitos, oferecendo atendimento multidisciplinar (psicológico, social, jurídico, orientação e informação).

Atendimento Presencial:

•   Boa Vista: Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço).

•   Rorainópolis: Núcleo da Secretaria Especial da Mulher, na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174. O atendimento multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Atendimento Remoto:

•    ZAP CHAME: Por meio do número (95) 98402-0502, qualquer pessoa pode denunciar ou pedir ajuda. O informante não precisa se identificar, e a mensagem é mantida em sigilo absoluto. Técnicas do CHAME orientam de acordo com as demandas. Os atendimentos ocorrem 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia