AUTOCUIDADO
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR realiza palestra voltada para transtornos alimentares

Palestra ocorreu no prédio da Secretaria Especial da Mulher – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

Como está a sua alimentação? Tem conseguido manter um aceitável padrão nutricional? Essas perguntas estiveram presentes na palestra “Impactos dos transtornos alimentares na vida adulta”, realizada nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O público-alvo foram os servidores da secretaria.

De acordo com a diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro, a instituição tem estado atenta à saúde e bem-estar dos servidores, para que se sintam bem e confortáveis no ambiente de trabalho. Ela menciona que isso é importante para a excelência dos serviços prestados.

Diretora da Secretaria Especial da Mulher, Glauci Gembro – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“Sempre escutamos a frase que somos o que comemos. Então é importante abordar esse assunto com as equipes por também tratar da saúde física e emocional. Temos ouvido retornos positivos dos servidores, alguns deles se organizando para praticarem exercícios físicos, que foi um dos temas já discutidos. Durante o ano, vamos trazer outros profissionais para atingir nosso objetivo de proporcionar qualidade de vida a todos”, disse.

A correria da vida adulta é um dos principais motivos para o desequilíbrio alimentar, gerando, assim, transtornos baseados no estresse e na ansiedade, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Foi nesse contexto que a nutricionista convidada, Flávia Fernandez, discursou na palestra. Para ela, o comer está mais relacionado a nossas emoções do que à própria necessidade de se alimentar.

Nutricionista Flávia Fernandez abordou terapia alimentar – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“Hoje, fazemos uma abordagem terapêutica para que esse equilíbrio entre trabalho e alimentação seja feito de maneira satisfatória, para que o paciente consiga viver bem tanto dentro quanto fora do ambiente laboral e alcance um objetivo estabelecido por ele. Esse assunto é primordial para o momento que vivemos de as pessoas afirmarem que ‘não têm tempo’. Na verdade, é preciso fazer essa abordagem sensível para lidar com os sinais do corpo”, explicou a profissional.

Servidores foram público-alvo da palestra sobre transtornos alimentares – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

Desde o início do ano, a Secretaria Especial da Mulher promove ciclos de palestra para os servidores, com o intuito de aprimorar cada vez mais o ambiente de trabalho, principalmente por estarem inseridos em contexto de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Já foram abordados os temas de saúde mental, sexualidade e, agora, alimentação, palestra aguardada pela servidora Maíla Garcia.

Maíla Garcia é servidora da secretaria e agradeceu o momento – Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“Na primeira palestra a que assisti sobre a importância do estômago, entendi como ele é nosso verdadeiro coração, como é o primeiro a embrulhar quando não estamos bem emocionalmente, e discutimos mecanismos para lidar com nosso dia a dia. Muitos de nós não temos apenas um emprego e estamos presentes em outros espaços. Eu tenho seletividade alimentar e a palestra me ajudou muito para alcançar uma alimentação adequada que eu possa digerir. Era um momento que eu estava precisando”, agradeceu.

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Jader Souza