DECORAÇÃO DE BOLO DE FESTA
Escolegis encerra oficina com quase o dobro do total de vagas ofertadas durante inscrições

Com a turma lotada, a oficina de decoração de bolo de festa, da Escola do Legislativo (Escolegis), no polo Liberdade, se encerrou nesta sexta-feira (24). A novidade atraiu 36 aprendizes, um número maior do que a quantidade inicial de vagas ofertadas (20). Ao final, todos receberam certificado em formato PDF.

Cursos decoração de bolo de festa foi novidade na grade da Escolegis – Marley Lima/SupCom ALE-RR

Com foco no empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho, o curso teve um total de 20h. Nas aulas, os alunos aprenderam desde o preparo das massas até as mais recentes técnicas de confeitaria, para aprimorarem os seus produtos.

‘Foi um curso para quem não sabia fazer a massa e para aqueles que têm experiência’, informou a professora, Valéria Souza – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“A gente fez da massa até toda a estruturação e cobertura. Foi um curso realmente para todos, desde aquela pessoa que não sabia nem fazer uma massa até aqueles alunos [temos aqui uns quatro ou cinco] que já fazem bolos para vender e têm alguma experiência. Usamos algumas técnicas diferentes [de confeitos]. Hoje em dia, quase não se usa bico, se usam mais espátulas de textura. Eu ensinei a eles que não precisa ter todos os equipamentos, porque nem todo mundo tem condições no início, dá para fazer com colher, com faca ou garfinho, ou seja, você pode usar o que tem dentro de casa”, explicou a professora da oficina, Valéria Souza.

Graça Costa, servidora da Escolegis, já fez diversos cursos profissionalizantes na instituição. Para ela, que ama cozinhar, além de aperfeiçoar os bolos que faz, ainda poderá passar o aprendizado para outras pessoas.

‘O curso é uma oportunidade única porque é de graça, você não encontra em Boa Vista’, disse Graça Costa, servidora da Escolegis Foto 4: Marley Lima/SupCom ALE-RR – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“O curso é uma oportunidade única porque é de graça, você não encontra outro em Boa Vista e ainda está se qualificando. Geralmente, o material é caro e, aqui, a gente tem de graça. Então só não faz quem não quer. Além de ser uma maneira de se especializar e empreender. Mesmo que você não venda, pode fazer para a sua família. Uma técnica que eu aprendi e nunca tinha visto foi a de colocar papel-manteiga na fôrma em vez de untar com margarina e trigo. O bolo sai perfeito. Com isso, você já pode ensinar a alguém que está começando. Não é só fazer, mas é ter a técnica para o seu trabalho ter um bom resultado”, frisou.

Há seis anos em Roraima, Zulimar Rodriguez entrou para o ramo da confeitaria recentemente. Ela confecciona os bolos em casa e conta que quer aprender o “paladar brasileiro” para agradar os clientes locais.

Zulimar Rodriguez é venezuelana e entrou para o ramo da confeitaria recentemente – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“Aprendi muitas coisas e muitas técnicas novas, como mistura de cores para ornamentar, a massa Red Velvet, que eu não conhecia. Vou incrementar essas coisas novas nos meus produtos e tabela de preços. Estou começando agora, e quero aprender o paladar brasileiro, pois sou venezuelana e quero conhecer mais da culinária de Boa Vista”, contou.

Um dos diferenciais da Escolegis é promover cursos e oficinas conforme a demanda da população. Segundo o diretor da instituição, Brenno Carvalho, este curso foi pensado de modo que os alunos poderão confeccionar em casa.

Conforme o diretor da instituição, Brenno Carvalho, ambiente foi montado com utensílios que alunos possuem em casa – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“A sala está lotada. São mais de 30 alunos. Eles terão uma grande oportunidade de entrar no mercado de trabalho com uma qualificação melhor e com conhecimento. Além de os bolos serem bonitos, são gostosos. Não é só a parte externa que está bonita, a interna também foi bem elaborada por todos. Isso demonstra que o nosso trabalho está sempre fluindo e levando aprimoramento à população com a mais alta qualidade possível. Nosso ambiente foi montado para que eles possam desenvolver dentro de suas casas, sem nenhum aparelho ‘mirabolante’, como fogão industrial, mas com seus utensílios domésticos”, salientou.

Os registros fotográficos da oficina estão no Flickr do Poder Legislativo. A Escolegis está localizada em dois endereços: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley