A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um dos canais de comunicação com a sociedade, vai ampliar a atuação em Boa Vista e levará serviços itinerantes aos bairros da capital. Conforme o calendário definido pelo setor, as ações itinerantes começam neste mês de maio, com serviços de panfletagem e escuta ativa dos cidadãos.
Na quarta-feira da próxima semana, dia 29 de maio, as equipes estarão no estacionamento de um supermercado da capital, localizado na avenida dos Garimpeiros, nº 232, bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista, das 9h às 12h.
Haverá atendimento de ventosaterapia, bioestimuladores, aferição de pressão arterial e medição de glicemia, massoterapia e tendências de nutrição com degustação, em parceria com um centro de estética. A Secretaria Especial da Mulher, com as equipes do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e o Centro Reflexivo Reconstruir, também estará na ação fazendo corte de cabelo e panfletagem.
De acordo com o ouvidor-geral da Casa Legislativa, deputado Isamar Júnior (Podemos), desde o ano passado as atividades têm sido voltadas para aproximar o cidadão do parlamento, com o objetivo de trazer as demandas e debater as necessidades da população. Até agora, 14 dos 15 municípios de Roraima já foram visitados pelas equipes e mais de 15 mil pessoas foram alcançadas.
“O ano de 2023 foi um trabalho de expansão da Ouvidoria-Geral e, para este ano, vamos continuar nesse caminho. Começamos com a Ouvidoria Estudantil, levando informações sobre esse importante segmento da Assembleia Legislativa para os alunos, discutindo a possibilidade de implantar ouvidorias nas unidades de ensino, e agora vamos chegar aos bairros da capital”, destaca o parlamentar.
A atuação também resultou em dois espaços de escuta no interior de Roraima: a Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Pacaraima; e a Ouvidoria Estudantil da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, mesma cidade onde há diálogo em andamento para implantação de um espaço de escuta na Câmara Municipal.
Quais atividades são realizadas?
A Ouvidoria é um dos espaços que permite aproximar o cidadão de uma instituição pública ou privada. Por este canal, é possível registrar denúncia ou reclamação sobre má prestação de serviços, elogiar um atendimento ou sugerir melhorias para o poder público. Grande parte da população ainda desconhece a existência da Ouvidoria ou não sabe como ela funciona. É justamente nesse contexto que as equipes do Legislativo trabalham.
O diretor da Ouvidoria-Geral, Manoel Batista, explica que é perceptível, após uma ação itinerante, o aumento no número de demandas. Para ele, a população precisa entender que a ouvidoria é parceira dos munícipes e se constitui como uma importante ferramenta que a população pode usar para solucionar questões simples do dia a dia.
“Hoje, a Assembleia não se resume apenas ao parlamento, ela tem diversos projetos sociais e setores importantes. Quando a população descobre esse canal, é perceptível que somos procurados para atuar nessas causas. A Assembleia Legislativa se mostra, portanto, de portas abertas para os cidadãos, e queremos reforçar que estamos à disposição de todas as pessoas que desejam melhorar sua rua, seu bairro, sua cidade. Procure-nos, somos um órgão de escuta”, expressou Batista.
Canais de atendimento
Quem deseja conhecer o trabalho da Ouvidoria-Geral pode acessar o site do parlamento ou se dirigir até a sede da instituição, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Já em Rorainópolis, o núcleo funciona na rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, s/n, nos mesmos dias e horários. Os contatos virtuais podem ser feitos pelos números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis, ou ainda via e-mail.
Texto: Josué Ferreira
Fotos: Jader Souza e Marley Lima
SupCom ALERR