ANIVERSÁRIO MUNICIPAL
TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí

Reportagem resgata o caráter religioso de Caracaraí –  Nonato Sousa/ SupCom-ALE-RR

Nesta segunda-feira (27), o município de Caracaraí celebra 69 anos de criação e a TV Assembleia (canal 57.3) vai exibir uma reportagem especial em comemoração ao aniversário da cidade. A produção será exibida no Jornal Assembleia Informa, a partir das 18h, e também pode ser conferida no canal do Youtube da Casa Legislativa (@assembleiarr).

A matéria da TV ALE-RR aborda os aspectos religiosos da cidade, por meio de entrevistas com os devotos de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da cidade. Além disso, a matéria jornalística ouviu também um historiador que explica sobre o milagre atribuído à padroeira, envolvendo o vaqueiro Bernardino José dos Santos, em 1917.

A matéria especial do jornalista Willians Dias aborda a devoção à Nossa Senhora do Livramento e os aspectos econômicos do município – Nonato Sousa/ SupCom-ALE-RR

“A população pode esperar belas imagens da cidade, em uma busca para entendermos como essa devoção à Nossa Senhora do Livramento, que é a padroeira da cidade, influenciou no nascimento de Caracaraí e como essa devoção permanece forte até os dias atuais”, comentou o repórter Willians Dias sobre a matéria jornalística especial.

A reportagem também entrelaçou a religiosidade do município com fatores comerciais, principalmente sobre a atividade pesqueira, um dos eixos econômicos do município caracaraiense.

O pescador Manuel Carmo relatou sobre a necessidade de mais investimento do polo pesqueiro de Caracaraí – Nonato Sousa/ SupCom-ALE-RR

“Foi com a pescaria que consegui sustentar minha família. As nossas vidas melhoraram ainda mais com os incentivos vindos de políticas públicas. Afinal, o polo pesqueiro de Roraima é em Caracaraí e, por isso, precisamos ainda mais de investimentos”, afirmou Manuel do Carmo, pescador do município, em um dos trechos da reportagem.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), enfatizou que esta é mais uma das homenagens que o Parlamento roraimense presta à relevância da “cidade porto” roraimense.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou a população caracaraiense pelo aniversário da cidade – Eduardo Andrade/ SupCom-ALE-RR

“A reportagem especial da TV Assembleia é uma celebração da rica história e da cultura deste importante município. É fundamental reconhecer e valorizar as conquistas de Caracaraí e a dedicação de seu povo, que contribuem para o desenvolvimento de Roraima. Parabéns a Caracaraí por esta data tão marcante”, concluiu Sampaio.

Centro de Apoio aos Municípios

Além da produção audiovisual, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) celebra o aniversário de Caracaraí por meio das ações do Centro de Apoio aos Municípios (CAM). O programa permanente da ALE-RR presta assessoria técnica à Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associações e contribui para o desenvolvimento do município.

Com apoio do CAM, foram produzidos importantes documentos basilares para o crescimento do município, com destaque para a criação do plano diretor, plano de resíduos sólidos e georreferenciamento. Além disso, foi realizado o termo de cooperação técnica para regularização fundiária de Caracaraí.

A diretora Alessandra Rios ressaltou que atualmente há ações voltadas para as associações e instituições públicas, em que o programa da Casa Legislativa contribui para a regularização de cooperativas e assessoramento dos poderes executivo e legislativo municipais.

A diretora do CAM, Alessandra Rios, listou ações do órgão em benefício do desenvolvimento social e econômico de Caracaraí – Nonato Sousa/ SupCom-ALE-RR

“Há um trabalho de capacitação dos dirigentes dessas associações, em que ajudamos no levantamento das pendências e na própria regularização junto à Receita Federal. Além disso, realizamos, esta semana, uma visita técnica ao município em que ouvimos as dificuldades enfrentadas pelos Poderes municipais com a implantação da nova lei de licitações e contratos administrativos”, informou a diretora do CAM.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa e Eduardo Andrade