MAIS RIGOR
Marcinho Belota se diz indignado com soltura de homem acusado de cometer maus-tratos a cachorro em Mucajaí

“Eu costumo falar que os maus-tratos sempre existiram e nunca deixarão de existir. Mas hoje tem um deputado defensor da causa animal que vai lutar pelos direitos deles”, enfatizou o deputado Marcinho Belota (PRTB), presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Direitos dos Animais, ao discursar na tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na sessão ordinária desta terça-feira (4) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O parlamentar demonstrou indignação com um crime cometido por um homem contra um cachorro no município de Mucajaí, no último dia 30. O delito foi gravado e presenciado por moradores que divulgaram o vídeo nas redes sociais. Ao ter conhecimento das imagens no dia seguinte, o deputado contou que foi com sua equipe até o município para resgatar o animal, que ficou bastante ferido, e o levaram a uma clínica veterinária em Boa Vista.

“Isto era numa sexta-feira. Nós chegamos lá meia-noite, conseguimos resgatar esse animal, o levamos para uma clínica. Chegamos a Boa Vista quase duas da manhã. Naquele local [Mucajaí], eu pude acompanhar e auxiliar, desde então, o trabalho dos policiais na busca por esse criminoso”, informou.

Ainda conforme Belota, os policiais militares começaram as buscas pelo criminoso. Ele relata que os trabalhos não se encerraram em nenhum minuto até que o homem fosse detido, cerca de 24 horas após o ocorrido. No entanto, ele foi solto depois.

“Não podemos permitir a impunidade dessas pessoas que praticam tais crimes. Já passou o tempo em que esses maus-tratos a animais eram considerados normais aqui em Roraima. Agora, a sociedade não tolera mais esse tipo de atitude. Por isso, foi criada a lei-sanção, para agravar mais ainda a pena desses covardes, que vai de dois a cinco anos de reclusão”, disse.

O presidente da comissão fez ainda um desabafo. “Hoje, o maior problema que eu enfrento é chegar a uma delegacia e ver aquele criminoso continuar preso. Fazemos um trabalho, é muito desgastante e cansativo. Acho que muitos me veem aqui na sessão, à tarde já me veem em outro município, à noite, em outro. Literalmente, o nosso trabalho é extremamente cansativo. Me sinto às vezes de mãos atadas por não conseguir dar continuidade ao meu trabalho, porque a gente ‘bate na barreira’”, salientou.

Em aparte, o deputado Rárison Barbosa (PMB) parabenizou o trabalho do colega. Ele conta que teve acesso ao vídeo e pediu união entre as instituições para combater atos covardes dessa natureza.

“Causa estranheza que esse meliante foi apresentado à delegacia e, antes mesmo de o senhor chegar a Boa Vista, ele já estava nas ruas. Eu vi sua indignação, acompanho o seu trabalho. Nós precisamos unir forças na Assembleia [Legislativa], como também com as nossas polícias Militar e Civil para inibirmos esse tipo de crime, porque, se continuar dessa forma, todo mundo vai querer maltratar um cachorro que está ali em frente a um estabelecimento, pois não dá em nada. Conte conosco para proteger aqueles que precisam de proteção”, destacou.

A deputada Joilma Teodora (Podemos) também parabenizou Belota, afirmando que, com a atuação do parlamentar, o Estado tem uma segurança.

“Você tem se mostrado muito grande, me orgulhado muito. De coração, quero te parabenizar. Você é forte e tem levantado uma bandeira que não é fácil e que poucos levantam. Que bom seria se, em todo o Estado, existisse um deputado Marcinho Belota para cuidar desses animais.”

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) destacou que também tem sido testemunha da luta do deputado.

“Eu admiro muito isso o que você faz. É uma coisa inédita em Roraima, nunca ninguém fez. Há muitos discursos em busca da defesa da causa animal, mas dedicação, compromisso, ocupar seu tempo, eu não vejo”, avaliou a deputada. “É uma questão cultural. É recente esse apego das pessoas aos animais e esse respeito ainda não existe. A gente tem que fazer uma campanha ampla de conscientização e de que eles merecem viver”, acrescentou.

O deputado parabenizou os policiais de Mucajaí que detiveram o homem e agradeceu o apoio dos colegas de parlamento. “Obrigado aos militares pelo que fizeram e aos nobres pares pelas palavras”, concluiu.

Por fim, o vice-presidente da Assembleia, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), congratulou Belota e relembrou que a defesa dos direitos dos animais já era feita pelo colega antes mesmo de ele integrar o parlamento.

“Esta Casa só tem a ganhar com o seu trabalho, sua dedicação e o seu cuidado especial com os animais. Parabéns, Excelência”.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade/ Marley Lima e Nanato Sousa