PARLAMENTO JOVEM
Jovens parlamentares participam de sessão ordinária e conhecem padrinhos deputados

Jovens deputados participaram de sessão de apadrinhamento no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, nesta quarta-feira – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Os 24 estudantes eleitos para o Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2024 participaram da sessão ordinária desta quarta-feira (12), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ocasião em que conheceram os parlamentares que irão apadrinhá-los durante o mandato, que dura um ano. A posse, último ato do processo eleitoral do programa, está prevista para 8 de agosto.

A deputada jovem Deise Lopes, de 16 anos, é aluna da Escola Estadual Lobo D’Almada. Para ela, trata-se de uma grande oportunidade para os jovens terem acesso à política de perto. Seu padrinho será o deputado Odilon (Podemos).

Deise Lopes frisa que gosta de estudar política – Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

“Eu, particularmente, gosto muito de política e de estudar sobre. Com essa oportunidade, posso evoluir e ajudar os outros a evoluírem. Minha expectativa é que dê certo e que a gente consiga fazer as coisas direito aqui”, disse.

O representante do município de Caracaraí é o aluno Walison Silva, também de 16 anos, da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra. Sua madrinha é a deputada Angela Águida Portella (Progressistas).

Walison Silva espera fazer o melhor por aqueles que o elegeram – Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

“Eu preciso representar a minha escola. Meus eleitores confiaram em mim e devo dar o meu melhor. Meu projeto foi sobre educação. Pretendo fazer com que os alunos aprendam a usar a tecnologia a seu favor, o que vai melhorar o aprendizado”, frisou.

A aluna Brenda Rodrigues, de 15 anos, foi a mais votada da sua escola, localizada em Rorainópolis, no Sul do Roraima. Ela conta que a cada sessão de que participa, adquire mais conhecimento. Seu padrinho é o deputado Jorge Everton (União).

Brenda Rodrigues avalia a educação, tema do projeto que a elegeu, como a base de tudo – Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

“Essas experiências ajudarão tanto no nosso perfil pessoal quanto profissional. Estou muito grata e feliz por estar aqui. Está sendo muito bom participar do PJR 2024”, destacou a adolescente, ao afirmar que a educação, tema de seu projeto, engloba tudo e todos, além de ser importante para a formação dos jovens. “O conhecimento nos leva a atravessar fronteiras”.

Antes de iniciar a ordem do dia, o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a presença dos gestores das instituições participantes, os jovens parlamentares e seus familiares.

‘Vocês terão muito o que aprender, assim como também vão poder nos ensinar’, disse Soldado Sampaio aos jovens eleitos – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“É uma satisfação. Isso fortalece bastante o Poder Legislativo. Esse processo de aproximação e integração com a sociedade roraimense, em especial, com a comunidade escolar e os jovens, mostra que precisamos interagir de maneira permanente. Mais uma vez, muito obrigado pela disposição de vocês de participarem e comporem, durante este ano, o PJR. Vocês terão muito o que aprender, assim como também vão poder nos ensinar, com seus conhecimentos e convivência nas escolas”, expressou Sampaio.

Ainda nesta quarta-feira, os estudantes conheceram a estrutura da Casa Legislativa e os gabinetes dos respectivos padrinhos.

Conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) e TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Parlamento Jovem Roraimense é um projeto para engajar estudantes do 1º ano do ensino médio nas diferentes etapas do processo de seleção de representantes políticos.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia e Nonato Sousa