Foto: Jessen Peixoto/ Ascom Unale
Os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Marcos Jorge (Republicanos), Rarison Barbosa (PMB) e Coronel Chagas (PRTB) participaram de reunião da Diretoria Executiva da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), nesta terça-feira (18), na sede da entidade, em Brasília, para alinhar ações sobre a realização da 27ª Conferência Nacional do colegiado.
Também foram pautas institucionais colocadas no encontro, a possibilidade de melhoria nas acomodações dos flats cedidos pela entidade aos filiados e questões pontuais abordadas pelos parlamentares em relação aos seus respectivos estados nas quais a Unale pode atuar para disseminar a temática.
Gabriel Picanço, que é vice-presidente da Região Norte, ressaltou a importância dos encontros do colegiado, momento em que as bancadas apresentam as demandas de cada Estado. “Temos nossos problemas em Roraima, demandas urgentes que precisam ser incluídas na pauta da Unale. Por essas razões, precisamos marcar presença nos encontros do colegiado e, principalmente, nas conferências nacionais, quando parlamentares de todo o país se reúnem para troca de experiências”, disse.
O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PDT-CE), destacou a presença “sempre marcante” dos deputados de Roraima nas reuniões do colegiado. “A participação da bancada roraimense faz com que nossos fóruns de debates se tornem ainda mais engrandecidos pelas ideias e boas iniciativas trazidas pelos deputados”, ressaltou.
27ª Conferência Nacional da Unale
A principal pauta da reunião foi a respeito da alteração da sede da 27ª Conferência Nacional da Unale, que será realizada em novembro. O evento ocorreria no Rio Grande do Sul, mas em decorrência das enchentes que atingiram o estado gaúcho ao longo de maio, a região ficou impossibilitada de sediar um encontro desta magnitude.
Sérgio Aguiar comentou sobre os encaminhamentos obtidos na reunião e a importância de mais um encontro entre os parlamentares. “Hoje, alinhamos as próximas atividades e, após manifestação do Rio Grande do Sul sobre a situação atual para receber o nosso evento, abriremos inscrição para que outros estados se candidatem para ser sede da 27ª edição do maior encontro parlamentar da América Latina e trabalharemos juntos para a reconstrução do Sul”, ressaltou.
O deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB-RS), secretário da Unale no Rio Grande do Sul e presidente da comissão organizadora do evento em 2024, anunciou a renúncia do Rio Grande do Sul para sediar a Conferência Nacional da Unale neste ano. “Em nome de todo o povo gaúcho, agradeço a todas as manifestações de solidariedade de todos os estados e deputados estaduais em relação ao nosso estado. Peço a compreensão de todos neste momento difícil. Apresento oficialmente a desistência do Rio Grande do Sul em sediar a 27ª Conferência Nacional da Unale em 2024, mas me coloco à disposição para que possamos sediar esse grande evento em 2025. Creio que até lá, a estrutura básica do nosso estado estará recuperada e, assim, tenhamos condições de sediar este grande evento”, afirmou.
Com o anúncio oficial da renúncia do Rio Grande do Sul em sediar a 27ª Conferência Nacional da Unale, o presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar, estabeleceu o prazo de 10 dias para que os estados interessados em sediar os eventos se manifestem oficialmente, desde que cumpridos os requisitos oficiais estabelecidos mediante normatização institucional.
Na oportunidade, a deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) inscreveu o estado do Rio de Janeiro para sediar a 27ª Conferência Nacional da Unale e se colocou à disposição para organizar e realizar o evento em solo carioca. “Nesse momento, o foco principal é a reconstrução do Rio Grande do Sul. Essa é a prioridade agora. Diante do exposto, coloco o Rio de Janeiro à disposição para realização da 27ª Conferência Nacional da Unale, mas a decisão, é claro, será do colegiado, após o período estabelecido para recebimento das manifestações”, destacou a vice-presidente da região Sudeste.
Informações: Ascom Unale
Fotos: Jessen Peixoto/ Ascom Unale e Leydiane Rodrigues/Ascom Gabriel Picanço