INFORMATIVA E REFLEXIVA
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR promove palestra voltada para saúde mental e fé

Servidores da SEM assistem à palestra sobre saúde mental e fé – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

A convite da Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a psicóloga Nara Cristina Azevedo ministrou, nesta sexta-feira (28), uma palestra informativa e reflexiva a funcionários do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e do Centro Reflexivo Reconstruir sobre a importância da saúde mental.

Intitulada “Saúde Mental e Fé”, a palestra explorou diferentes aspectos da higidez mental, especialmente como as experiências traumáticas e infantis moldam os padrões de pensamento e podem desencadear doenças. A profissional enfatizou ainda a importância de uma abordagem integral para o indivíduo, reconhecendo a influência de fatores religiosos, psicológicos e sociais no bem-estar geral.

Palestrante Nara Azevedo – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Entendo que a saúde mental é a chave para os relacionamentos e para uma vida saudável, o que não se resume apenas a cuidar das emoções. Como seres humanos, nossa vida é dividida em tratar do físico, do mental e do espiritual. Quando nossas emoções não estão bem, nossa confiança e nossa fé podem ser abaladas”, ponderou Nara Azevedo.

A palestrante, que tem ampla experiência na área de saúde mental no setor público, ressaltou, no entanto, a necessidade de buscar ajuda profissional quando necessário, sem deixar que crenças religiosas impeçam o acesso a tratamento adequado dos problemas.

“Sabemos que em algumas situações é importante buscar ajuda de profissionais, como médicos, psiquiatras e psicoterapeutas. A família e o contexto em que estamos inseridos também contribuem muito. Entendemos que o ser humano precisa cuidar de sua vida espiritual, mas precisamos de equilíbrio”, avaliou.

Os servidores acompanharam a palestra com grande interesse, a exemplo da psicóloga do Chame, Marcilene Melo. Para ela, é importante discutir o papel da espiritualidade na recuperação de pacientes.

Marcilene Melo, psicóloga do Chame, aponta que há melhorias significativas no quadro de saúde dos pacientes quando a fé é integrada ao tratamento – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Nós temos visto na prática pessoas que chegaram aqui extremamente abaladas. Muitas vezes, quando nos conectamos com a fé, notamos uma melhora significativa na saúde mental. Já temos comprovação científica de que a fé pode ajudar consideravelmente, inclusive pacientes desenganados da medicina”, afirmou.

Ciclo de palestras com foco no bem-estar

A palestra “Saúde Mental e Fé” faz parte de um ciclo de palestras promovido pela Secretaria Especial da Mulher do Poder Legislativo. Já foram abordados temas relacionados à saúde física e mental, como a importância da atividade física, a influência do intestino nas emoções, nutrição, sexualidade, entre outros.

De acordo com a psicanalista do Chame, Janaína Nunes, a iniciativa tem como objetivo cuidar da saúde dos funcionários, que lidam diariamente com situações complexas e desafiadoras em áreas sensíveis, como o acolhimento pelo Chame de vítimas de violência doméstica e a remodelação de comportamentos violentos de homens, no Núcleo Reflexivo Reconstruir, encaminhados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR).

Janaína Nunes, psicanalista do Chame, explicou que programação com foco na saúde mental repercute na qualidade dos atendimentos do órgão – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Isso é proposto para o bem-estar dos nossos servidores, para que possamos pensar em uma maneira mais efetiva de atender e humanizar. Dessa forma, as pessoas que nos buscam, poderão ter um atendimento mais eficiente. E nós pretendemos manter esse ciclo a fim de contribuirmos para essa mudança de mentalidade”, explicou a psicanalista.

Os benefícios das palestras vão além da construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Desde o início do ano, para a servidora Talita Subrinho mais do que simples momentos de reflexão, esses encontros se tornaram um divisor de águas em sua vida. Sensibilizada pelos alertas sobre o impacto da atividade física na saúde e no bem-estar, ela decidiu abraçar um novo estilo de vida, o que resultou na perda de oito quilos

Participante do ciclo de palestras, a servidora Talita Subrinho adotou um estilo de vida mais saudável após assistir à discussão sobre a importância da atividade física na saúde mental – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Desde a primeira palestra, venho aplicando os ensinamentos na minha vida diária. Gostaria de parabenizar a Assembleia Legislativa por trazer esses temas que promovem autoconhecimento, crescimento pessoal e valorização do profissional. Cada palestra traz um tema interessante e abrangente, permitindo que nos conheçamos melhor. Quem já me conhecia, pôde notar a diferença, pois consegui fazer uma análise diferente do mundo, trazendo esse valor de autoestima e autocuidado para mim”, comemorou a servidora.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia