Na sessão ordinária desta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) analisou e aprovou simbolicamente políticas destinadas a estruturar a saúde pública.
Apresentado pela parlamentar Joilma Teodora (Podemos), o PL nº 35/2023 autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Reumatologia e Acompanhamento de Dores Crônicas do Estado.
Segundo a matéria, o centro deverá contar com equipe médica especializada para acompanhamento e orientação aos pacientes e familiares, disponibilizando serviços próprios e especializados.
De acordo com Joilma Teodora, a iniciativa visa atender à demanda de parcela da população que é acometida pela fibromialgia (FM).
“Dor crônica é uma doença debilitante com consequências nefastas para a condição física, psicológica e o comportamento. A fibromialgia é causadora de dores musculares crônicas, muitas vezes não diagnosticada pelos médicos. Por isso, conto com o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação deste projeto”, destacou a parlamentar na justificativa do PL.
Já o PL nº 94/2024 institui o “Maio Furta Cor” como o mês de sensibilização para a saúde mental materna. A iniciativa foi proposta pela deputada Aurelina Medeiros (Progressistas).
Furta-cor tem uma tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta.
“Da mesma forma, a maternidade é uma jornada complexa e onde as experiências podem variar amplamente entre mães, por isso essa matéria objetiva reconhecer a saúde mental materna como uma questão de saúde pública que exige atenção, compreensão e ação”, esclareceu autora do PL na justificativa da matéria.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR