BRAÇO SOCIAL
– Ex-deputada estadual Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR

Servidores do Poder Legislativo dão boas-vindas à ex-parlamentar Marília Pinto – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Na manhã desta sexta-feira (12), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), apresentou oficialmente a médica e ex-deputada estadual Marília Natalia Pinto como a nova superintendente de Programas Especiais (SPE). O evento, realizado na sede da SPE, contou com a presença de servidores, diretores e superintendentes do Poder Legislativo.

Durante a apresentação, Soldado Sampaio ressaltou a importância da criação da SPE e dos programas sob a guarda, bem como a escolha da ex-deputada Marília Pinto para liderar a superintendência.

Presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), durante cerimônia de apresentação da nova superintendente – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Tenho sentimento de gratidão por Marília, além de toda a herança política do Ottomar [Pinto, ex-governador de Roraima e pai da ex-parlamentar] que fez este Estado se destacar além do território. O mais importante em você [Marília] é o fato de gostar das pessoas, receber, conversar. É um grande ganho para o Poder Legislativo ter você para assumir essa tarefa. Tenho certeza de que essa parceria renderá grandes frutos para a sociedade roraimense”, destacou Sampaio.

A nova superintendente agradeceu a confiança e reafirmou seu comprometimento com o equipamento público.

Marília Natalia Pinto reafirmou seu comprometimento com serviço público, em discurso aos colaboradores – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Sinto-me muito honrada de voltar à Assembleia em uma nova função. Para o desenvolvimento do Estado, precisamos de homens e mulheres de qualidade à frente do setor público. Confio nos seus bons propósitos, Soldado Sampaio, que são maiores do que a política. Por isso, contem comigo. A superintendência me encanta, pois consegue transformar expectativas em ações. Parabéns pela dedicação de cada um de vocês que fazem parte desses programas”, disse Marília aos colaboradores.

Vários servidores expressaram expectativas positivas em relação à nova gestão. “Com a entrada da Dra. Marília Pinto, teremos uma nova perspectiva. Acredito na continuidade do que tem sido feito, pois já temos um legado dos programas que vêm acontecendo com excelência, graças à atuação dos presidentes dos programas e à gestão da Mesa, representada pelo Soldado Sampaio”, comentou o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho.

Para a diretora executiva da SPE, Valéria Soares, a vasta experiência de Marília na gestão de políticas públicas será um grande trunfo para aprimorar os serviços prestados à comunidade.

A diretora executiva da SPE, Valéria Soares, falou sobre as expectativas da equipe – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Estamos com expectativas altas, visto que a Dra. Marília tem um histórico político significativo no Estado. Acreditamos que ela vai agregar ainda mais, pois tem uma grande experiência na área social e nas políticas públicas. Ela foi a criadora do Chame, o primeiro programa especial da Assembleia. Também teve um mandato bastante participativo. As expectativas são de que ela possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos programas especiais aqui na Assembleia”, afirmou Valéria Soares.

Sobre a Superintendência de Programas Especiais

Criada em 2021, a Superintendência de Programas Especiais (SPE) tem como objetivo unificar, institucionalizar e tornar permanentes e acessíveis as ações e programas que garantem cidadania e qualidade de vida à população.

Com sede localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista, o órgão amplia a defesa dos direitos das mulheres, idosos, imigrantes, consumidores, famílias e a inserção das minorias na política e no mercado de trabalho por meio da coordenação dos programas permanentes: Escolegis (Escola do Legislativo), Procon Assembleia, CAM (Centro de Apoio aos Municípios), Programa Fiscaliza e a Secretaria Especial da Mulher, que abriga o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), recebendo denúncias de violência doméstica e familiar pelo Zap Chame (95) 98402-0502, funcionando 24 horas por dia, e o Núcleo Reflexivo Reconstruir.

Além disso, a SPE abarca o Programa de Atendimento Comunitário, o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, o Centro de Documentação e Acervo Histórico e o Centro de Convivência da Juventude, que oferece atividades de convivência, inclusão digital, cultura, esporte, música, empreendedorismo, assistência social, prevenção do uso de drogas, ações sociais e comunitárias, além de formação política.

Perfil

Formada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) em 1985 e especializada em Anestesiologia, Marília Natalia Pinto tem uma longa e distinta carreira na área da saúde e políticas públicas.

Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou cargos como diretora-geral do Centro de Referência da Saúde da Mulher (2019-2023), apoio técnico especializado no Centro de Referência da Saúde da Mulher (2015-2018), secretária adjunta de Saúde da Prefeitura Municipal de Boa Vista (2011), deputada estadual do Estado de Roraima (2003-2006), secretária municipal de Saúde e Ação Social de Rorainópolis (2001-2002), secretária de Estado de Saúde de Roraima (1995-1996), diretora do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (1991-1994), além de ter atuado como médica anestesiologista em diversas instituições e concursos públicos desde 1984 e como docente, sendo professora auxiliar de Fisiologia Médica na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Nonato Sousa