UNIÃO DE INSTITUIÇÕES
Assembleia Legislativa debate políticas para primeira infância em evento do TCE-RR

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) participou, nesta sexta-feira (12), de evento promovido pelo Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) sobre políticas públicas voltadas à primeira infância no Estado. A cerimônia recebeu secretários estaduais, conselheiros tutelares e gestores públicos com o intuito de apresentar um panorama das ações desenvolvidas pelo comitê do órgão de contas, bem como as iniciativas do governo estadual e da prefeitura de Boa Vista.

Casa Legislativa participa de evento sobre ações públicas relacionadas à primeira infância – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

O evento, intitulado “Visita Técnica da Primeira Infância”, debateu as principais práticas adotadas pelos órgãos públicos do Estado para estimular o crescimento saudável de crianças de zero a seis anos.

O vice-presidente da Casa Legislativa, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), representou o Parlamento roraimense no evento e comentou sobre a união entre os Poderes para garantir o bom desenvolvimento infantil por meio de políticas públicas.

Vice-presidente da ALE-RR, deputado Marcelo Cabral, destacou união de instituições para bom desenvolvimento infantil – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“A importância da primeira infância é indiscutível e todo investimento feito nessa fase retorna de forma dobrada para o Estado. Por isso, hoje Roraima é reconhecido como o Estado da Primeira Infância, graças ao trabalho conjunto do governo estadual, da Assembleia Legislativa e do TCE-RR. Juntos, estamos proporcionando um desenvolvimento adequado e preparado para fortalecer e criar jovens adultos capazes de tornar o Estado mais forte ainda”, ressaltou o parlamentar.

Uma das anfitriãs do evento, que segue na tarde desta sexta-feira, é a representante do TCE-RR no Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), Cilene Salomão. A conselheira palestrou no evento e destacou como são realizadas as atividades do comitê do órgão de contas roraimense.

Conselheira Cilene Salomão é representante do TCE-RR no comitê nacional da primeira infância do Instituto Rui Barbosa (IRB) – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Nosso Estado tem se destacado pelos avanços e conquistas na proteção e no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. Fruto disso é que todos os municípios já possuem um plano municipal da primeira infância e comitês intersetoriais instalados. Além disso, realizamos palestras e oficinas para priorizar a primeira infância, visando à colaboração com prefeitos do interior e ajudando na governança e capacitação dos gestores”, informou a conselheira.

O presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, Edson José Ferrari, integrou a comitiva da visita técnica ao Estado. O conselheiro do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO) destacou que as políticas estaduais desenvolvidas aqui têm se destacado a nível nacional.

Conselheiro de TCE-GO, Edson José Ferrari afirmou que Roraima é modelo a ser seguido quanto às práticas para primeira infância – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Viemos conhecer os projetos em Roraima, liderados com maestria pela conselheira Cilene Salomão. Apesar das dificuldades de ser um Estado distante do centro do país, ela tem rompido barreiras e, para o Comitê Nacional do Instituto Rui Barbosa, o TCE-RR é um modelo exemplar de programas implantados”, observou Ferrari.

A programação do evento segue também no período da tarde, com visitas aos abrigos infantis da Operação Acolhida, bem como às iniciativas que priorizam o desenvolvimento da primeira infância no Estado.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade