AULA INAUGURAL
Escolegis promove preparatório para concurso público da Secretaria de Educação do Cantá

Turmas do preparatório para concurso público da Secretaria Municipal de Educação – Eduardo Andrade/SupComALE-RR

A Escolegis (Escola do Legislativo) realizou nesta terça-feira (16), no Cantá, a aula inaugural do curso preparatório do concurso público para a Secretaria Municipal de Educação. São 120 vagas, divididas em duas turmas/polos: uma na sede, localizada na Escola Estadual José Aureliano da Costa, e outra na Vila Félix Pinto, na Escola Estadual Genira Brito Rodrigues.

Serão nove aulas, todas aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A primeira aula abordou as disciplinas de português, informática e conhecimentos específicos. O professor de língua portuguesa Marcos Lima contou o que foi analisado nesse primeiro momento.

Marcos Lima, professor de língua portuguesa da Escolegis – Eduardo Andrade/SupComALE-RR

“Nós estudamos interpretação textual, denotação, conotação, a propriedade dos futuros ‘concurseiros’ de poderem fazer uma interpretação do texto, das questões e, com isso, terem êxito no desenvolvimento das suas atividades”, disse.

Ainda segundo ele, há um cronograma elaborado para atender às duas localidades, com as disciplinas de matemática, informática, conhecimentos gerais e língua portuguesa.
“Nós pretendemos seguir à risca o edital e, também, fazer atividades paralelas para que eles possam fixar e melhorar os estudos, bem como um roteiro de estudos em casa”, concluiu.

O frentista Willker Wallace Cunha vai tentar uma vaga para o cargo de assistente de aluno. Para ele, a expectativa é de aprovação.

‘Vou tentar até passar, não pode parar’, disse o concurseiro Willker Wallace Cunha – Eduardo Andrade/SupComALE-RR

“Hoje em dia, tudo está mais escasso. Então quero aproveitar a oportunidade. Não é qualquer um que tem essa chance que nós temos de estudar ‘dentro de casa’, e ter esse acesso gratuito, principalmente. Quem faz concurso, geralmente, é alguém que não tem muitas condições. Estou aqui para tentar mais um concurso. Já tentei vários, e estou em busca da aprovação. Apenas na primeira aula, já deu para perceber a bagagem que o professor tem. Também tenho uma tia que já foi aprovada em um concurso para professor da área indígena, por meio da Escolegis, e estou aqui agora. Vou tentar até passar, não pode parar”, expressou com entusiasmo.

O secretário municipal de Educação, Kennedy Leite da Silva, deu as boas-vindas aos estudantes e espera que a parceria com a escola possa ir além do curso preparatório.
Secretário de Educação, Kennedy da Silva, espera que parceria com Escolegis possa ir além do curso preparatório. – Eduardo Andrade/SupComALE-RR

“Foi superbacana a Escolegis ter nos procurado para nos apoiar nessa logística e oferecer esse curso preparatório. Prontamente, apoiamos, porque precisamos estar atentos às pessoas que estão interessadas, tanto que aqui temos gente do Cantá e de outros municípios. A ideia é fazer com que o concurso traga bons profissionais que vão cobrir as nossas demandas. Esperamos que essa parceria vá mais à frente, com outras ações, como capacitação dos professores e dos servidores técnicos, fazendo com que as atividades importantes da educação abranjam o Cantá”, salientou.

O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, destacou que o preparatório atende a mais uma solicitação da população, para se qualificar e conseguir uma melhor colocação no concurso.

Iniciativa atende a mais uma demanda da população, disse Brenno Carvalho, diretor da instituição – Eduardo Andrade/SupComALE-RR

“A Escolegis está sempre presente e, hoje, estamos aqui no Cantá, trazendo um preparatório para o concurso público da Secretaria Municipal de Educação. Tivemos vários inscritos, as aulas ocorrerão em dois locais diferentes e dividimos as turmas para dar oportunidade a todos que queiram obter êxito neste certame. Nós vimos que foi publicado o edital, muitas pessoas nos procuraram perguntando se a escola poderia ministrar o cursinho e, com as presidências da ALE-RR e do órgão, viabilizamos à população interessada essas aulas”, disse Carvalho.

A Escolegis está localizada em dois endereços em Boa Vista: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, Santa Luzia. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

O concurso público
A Prefeitura do Cantá está com inscrições para o preenchimento de 133 vagas para cargos de nível médio e superior.

Os cargos são para assistente de aluno (10); cuidador de aluno (10); professor da educação básica (91); professor da educação básica língua indígena Macuxi (1); professor da educação básica língua indígena Wapichana (1); professor educação básica – componente curricular ciências (2); professor educação básica – componente curricular educação física, entre outros.
A jornada de trabalho é de 30 a 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 1.528,97 a R$ 3.607,80. As inscrições on-line se iniciaram em 26 de junho e vão até 9 de agosto, pelo site da Fundação Ajuri, no link https://concursos.ajuri.org.br/.

As taxas são de R$ 75 a R$ 88. As provas objetivas devem ser aplicadas em 8 de setembro. A avaliação contará com questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática e conhecimentos específicos.

Vale lembrar que o prazo de validade do certame será de dois anos, contados da data da respectiva homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade