EAD E PRESENCIAL
Escolegis fecha primeiro semestre com mais de 80 mil matrículas

De janeiro a julho deste ano, Escolegis atendeu cerca de 80 mil alunos com oferta de 52 cursos presenciais e 79 na modalidade EaD – Marley Lima e Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

De janeiro a julho deste ano, cerca de 80 mil estudantes se matricularam nas capacitações gratuitas e certificadas da Escola do Legislativo (Escolegis) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A instituição ofereceu 52 cursos presenciais e 79 na modalidade de Educação a Distância (EaD), totalizando, respectivamente, 131 e 375 turmas, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como administração, legislação, serviços, educação e desenvolvimento pessoal, além de preparatórios para concursos públicos e vestibulares, como o da Secretaria Municipal de Educação do Cantá.

Diretor da Escolegis, Brenno Carvalho – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

Segundo o diretor da instituição, Brenno Carvalho, as principais áreas deste semestre foram as administrativas, como auxiliar de farmácia e auxiliar administrativo, e as oficinas voltadas para o empreendedorismo. “Os alunos já saem daqui capacitados para empreender. Tivemos várias oficinas de culinária, artesanato, refrigeração, montagem de cerca elétrica e outros cursos que foram muito satisfatórios, vendo o entusiasmo e a alegria de cada estudante em participar”, disse Carvalho.

Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a iniciativa tem contribuído para a formação de empreendedores, gerando oportunidades de emprego e renda, além de estimular o desenvolvimento econômico e social.

Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), afirma que Escolegis é um dos braços sociais do Poder Legislativo roraimense – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“A Escolegis foi criada inicialmente para aprimorar as rotinas de trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa, mas hoje também é um braço social do Poder Legislativo, atendendo diretamente aos interesses da sociedade e da nossa economia local. E com o empreendedorismo, não poderia ser diferente, pois é um setor que gera renda e ocupação para milhares de roraimenses”, destacou Sampaio.

Novas sabores, novos negócios

De acordo com uma pesquisa de 2023 realizada pelo Sebrae e Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), o Brasil tem ao menos 42 milhões de empreendedores, e 48 milhões de brasileiros gostariam de empreender nos próximos três anos. Diante desse cenário, entre 2023 e 2024, a Escolegis ofereceu 40 cursos presenciais voltados para o empreendedorismo.

Um exemplo do impacto positivo dessa oferta é a história da venezuelana Yenny Martinez. Ela se mudou com seus três filhos para Roraima em 2018 para tratar de uma diabetes. Além de encontrar um novo lar, Yenny descobriu uma nova profissão, que exerce há cinco anos: confeiteira.

Apesar dos feedbacks positivos dos clientes, as barreiras linguísticas e as diferenças culturais ainda representavam um desafio. No entanto, Yenny pôde aprimorar suas habilidades de comunicação e confeitaria por meio dos cursos de Português para Estrangeiros, Bolo de Pote e Decoração de Bolos de Festa oferecidos pela instituição.

Confeiteira venezuelana Yenny Martinez aplica nas encomendas técnicas que aprendeu nos cursos da Escolegis – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Meu português ainda é ruim, mas já dá para entender. E quando cheguei à aula de bolo, falei para a professora: ‘Eu já vendo bolos, mas vou fazer o curso porque preciso do certificado que diga que eu sou confeiteira’. Eu não fazia recheio de frutas porque achava difícil, mas agora já faço cupuaçu e maracujá, que são sabores que agradam o paladar brasileiro. Essas capacitações gratuitas foram muito importantes para mim”, garantiu a confeiteira.

Sugestões

Interessado em participar dos cursos da Escolegis? Acompanhe as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) para ficar por dentro das inscrições e das modalidades ofertadas. Além disso, a população pode sugerir novos cursos e capacitações entrando em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (95) 99174-4132, disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou enviando um e-mail para plataformas@istud.com.br. A equipe da instituição está sempre aberta a ouvir as demandas da comunidade e expandir sua programação.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia/ Marley Lima/ Nonato Sousa