FIGURAS E PICTOGRAMAS
ALE-RR apresenta formas de comunicação alternativa em curso promovido pelo Temarr

Programa da ALE-RR realiza evento sobre comunicação em figuras e pictogramas para atendimento de autistas não verbais

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima, realizou neste sábado (27), o curso “Estratégias de Comunicação para TEA – Usando a Comunicação Alternativa”, ministrado pela fonoaudióloga Tássia Kelly Silva. O evento ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães da Casa Legislativa e reuniu mais de 130 participantes entre profissionais da saúde, professores, terapeutas e pais.

A capacitação foi bastante procurada por esse público devido a habilidade comunicacional ser relevante para o desenvolvimento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente para aqueles que não são verbais. Por isso, o curso focou em técnicas e ferramentas de comunicação alternativa, essenciais para facilitar a interação e a integração social dos autistas.

Tassia Silva, fonoaudióloga, ressaltou como a comunicação alternativa ajuda no convívio com pessoas com TEA

“Um dos motivos principais das crianças com autismo entrarem em crise é por elas não conseguirem se comunicar. Então, a comunicação alternativa entra com esse suporte, para trazer voz a elas por meio da utilização de símbolos e pictogramas. Essa metodologia fornece uma melhor prática para expressar aquilo que elas desejam”, disse a palestrante Tássia Kelly Silva.

Mãe de duas crianças atípicas, a autônoma Luana Magalhães disse que as filhas ainda não falam. Por isso, ela considerou que o conhecimento adquirido no curso vai facilitar o convívio e a compreensão com as meninas.

Luana Magalhães possui duas filhas autistas que ainda não falam

“As figuras que aprendemos serão muito úteis para ajudá-las a se comunicar melhor comigo e com outras pessoas. Vou tentar estimulá-las mais a falar e, se não conseguirem, usarei as imagens para facilitar a comunicação em casa”, explicou Luana.

Diversos profissionais da educação também participaram da capacitação, como é o caso do professor Valdercley Santos. Ele tem um aluno autista não verbal e considerou que o curso trouxe ideias e inovações para o trabalho em sala de aula.

O professor Valdercley Santos trabalha com um aluno autista não verbal e aprovou as inovações trazidas no curso

“Tenho certeza de que isso vai agregar pedagogicamente, pois sinto a necessidade de estabelecer uma comunicação mais assertiva. Com as possibilidades apresentadas na capacitação, acredito que agora poderei ser mais pontual e potencializar a aprendizagem dos meus alunos”, ponderou o professor.

Paulo da Luz é acadêmico de psicologia

A capacitação do Teamarr também abriu oportunidades para quem pensa em trabalhar com esse tema, como destacou Paulo da Luz, acadêmico de psicologia. “Isso me motiva porque é uma área que quero seguir. Se tivesse curso até aos domingos de manhã, eu estaria aqui para aprender, sendo que a capacitação de hoje me mostrou que a comunicação é essencial e que sempre temos algo novo para aprender”, revelou.

A servidora do Teamarr, Caroline Martins, contou como surgiu a ideia de trazer essa temática para o público atendido pelo programa especial da ALE-RR.

Caroline Martins, servidora do Teamarr, falou sobre a relevância do tema para pais e profissionais

“Uma das nossas vertentes é a capacitação de pais e profissionais e, entendendo a realidade das pessoas autistas e a necessidade de estratégias de comunicação, convidamos a fonoaudióloga Tássia para falar sobre essa temática. Nosso objetivo é fornecer esses cursos gratuitos e enriquecer o currículo das pessoas que convivem ou trabalham com autistas”, informou a servidora.

Os registros fotográficos da capacitação do Teamarr são encontrados no Flickr da Assembleia Legislativa, que pode ser acessado no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

O programa

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias realizadas na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como realiza-se terapias com adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade