Em mais uma ação da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), clientes e trabalhadores do Mercado Municipal São Francisco, no Centro de Boa Vista, receberam orientações e foram informados, ao longo da manhã desta quinta-feira (1º), sobre o trabalho do órgão do Poder Legislativo em defesa dos cidadãos, e como estes podem buscar os serviços da instituição.
De acordo com Késia Carrillo, servidora da ouvidoria, esta é uma forma de se aproximar da população com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre os seus direitos e, também, ouvir as demandas do público.
“Muitos não sabem que a Assembleia Legislativa tem uma ouvidoria que recebe reclamações, denúncias, sugestões, elogios. Então a participação da população é muito importante. Até porque, se você não reclama ou não elogia, não se tem um resultado”, explicou.
Quem aprovou a iniciativa foi o militar Clodoaldo Lima, cliente do mercado que não conhecia o serviço. Agora, ele já sabe onde procurar, caso precise da ouvidoria. “É um trabalho útil e bom para toda a sociedade. Me sinto feliz ao saber que há este caminho para se comunicar com a Assembleia”, afirmou.
Deglis Mendoza é cozinheira de um dos restaurantes do mercado. Ela também acredita que a ação da Ouvidoria da ALE-RR é de grande valor para quem precisa. “Geralmente, não temos muito acesso a informações, então campanhas de esclarecimento como essa são muito válidas”, acrescentou.
Ações da Ouvidoria-Geral
Entre os projetos da Ouvidoria-Geral da ALE-RR, estão a Ouvidoria Itinerante e a Ouvidoria Estudantil, ações inovadoras em relação aos trabalhos desempenhados por instituições públicas das regiões Sul e Sudeste do Brasil e que se tornaram destaque na 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024, realizado entre 4 e 6 de junho em João Pessoa, na Paraíba.
A “Ouvidoria Itinerante” leva os serviços da instituição legislativa às cidades do interior de Roraima, comunidades e vilas distantes dos centros urbanos, para ouvir as necessidades dos moradores. Recentemente, também foi ampliada para os bairros de Boa Vista.
“O projeto é uma forma de aproximar a população do Legislativo. Realizamos workshops para as câmaras e prefeituras nos municípios, auxiliando na criação de suas ouvidorias. Fazemos, também, panfletagem nos pontos comerciais desses locais”, informou Késia Carrillo.
Já a “Ouvidoria Estudantil” leva para as unidades de ensino informações sobre o que é, como funciona e os caminhos para implementar um espaço de escuta nas escolas. Com o auxílio do Poder Legislativo, uma ouvidoria estudantil foi criada na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, em Caracaraí, região Sul de Roraima.
“O objetivo é auxiliar os jovens e adolescentes a terem um canal de comunicação com a gestão escolar, coordenação e professores, de forma mais eficiente. Nós vamos até a escola, ensinamos como receber e tratar uma manifestação, e, após a palestra, elegemos os alunos ouvidores”, concluiu.
Canais de atendimento
A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima é um canal de comunicação para receber sugestões, reclamações e elogios da sociedade. A equipe tem 30 dias para dar uma resposta. Após esse período, se não houver retorno, a demanda será enviada à Corregedoria-Geral da instituição.
Os interessados podem enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona nas esquinas das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.
O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR