Na manhã desta quinta-feira (1º), as novas delegadas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) visitaram a Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com o objetivo de fortalecer a parceria entre as duas instituições e aprimorar o atendimento e proteção às vítimas de violência no Estado.
Durante o encontro, a diretora da SEM, Glauci Gembro, apresentou o trabalho realizado pela secretaria no enfrentamento da violência doméstica e familiar, com o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), que presta apoio multidisciplinar às vítimas, e o Núcleo Reflexivo Reconstruir, que oferece grupo de apoio a homens que cometeram atos de violência. Além disso, a SEM promove a conscientização em escolas públicas sobre a problemática.
“É uma alegria para nós recebermos essas novas delegadas que fazem parte da Delegacia da Mulher no plantão 24 horas, o que vai tornar nosso trabalho mais eficiente. Nessa reunião, surgiram várias ideias, como a das ações nas escolas com elas”, adiantou a diretora.
Carla Paulin, uma das nove delegadas recém-empossadas que atuam na Deam, avaliou a importância da colaboração entre instituições para que as mulheres rompam o ciclo de violência.
“Esse esforço conjunto entre a polícia e os demais poderes governamentais fortalece a mulher. Aqui mesmo no Chame, verificamos o apoio necessário para profissionalizá-la e ajudá-la a realmente se libertar do contexto de violência. Portanto, nós, como delegadas, estamos aqui para garantir o primeiro atendimento e que esse direito inicial seja assegurado com a cooperação dos demais Poderes, que estão devidamente implementando projetos que muito nos ajudam neste combate à violência”, ponderou Carla Paulin.
De acordo com a delegada titular da Deam, Verlânia Assis, a integração da rede de proteção facilita a comunicação e proporciona às vítimas a chance de buscar ajuda. Entretanto, é fundamental que não apenas os órgãos públicos, mas toda a sociedade, se engajem nessa luta.
“Todos precisam entender que a violência contra a mulher é crime, e faz um mal muito grande à sociedade, pois adoece a família. Ao adoecer a família, temos uma sociedade contaminada pela violência, pelo sofrimento”, ressalvou.
Serviços da SEM
Os serviços da Secretaria Especial da Mulher – Chame e o Núcleo Reflexivo Reconstruir – ocorrem na sede em Boa Vista, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os moradores de Rorainópolis e adjacências podem ser atendidos na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174, no mesmo horário.
O atendimento remoto é realizado pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR