Mais de 130 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, no município de Alto Alegre, participaram do projeto “Ouvidoria Estudantil” na tarde desta quarta-feira (7) e assistiram à palestra ministrada pela equipe da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A Ouvidoria Estudantil leva para as unidades de ensino informações sobre o que é, como funciona e os caminhos para implementar um espaço de escuta nas escolas. O objetivo é auxiliar os jovens e adolescentes a terem um canal de comunicação com a gestão escolar, coordenação e professores, de forma mais eficiente.
De acordo com o ouvidor-geral, deputado Isamar Júnior (Podemos), a implantação de uma ouvidoria no ambiente estudantil facilita o acesso dos alunos à comunicação com a gestão escolar.
“Às vezes, um adolescente ou jovem não consegue chegar ao gestor da escola por receio, então, por meio da Ouvidoria Estudantil, esse caminho é facilitado, pois o estudante acaba se sentindo mais à vontade para levar suas demandas e encontrar soluções de problemas”, disse.
Para o gestor do colégio, o capitão da Polícia Militar Jeferson dos Prazeres, a Ouvidoria Estudantil é de suma importância para a formação de cidadãos.
“Eu considero a principal forma de uma pessoa exercer sua cidadania. Os jovens estarão preparados para levar suas demandas e necessidades para as autoridades e, assim, cumprirem seu dever”, afirmou.
Dinâmica entre os alunos
Após a palestra sobre a definição, papéis e importância da ouvidoria, os alunos falaram sobre suas reclamações e elogios acerca do ambiente escolar. Entre as pessoas que se expressou, está a aluna Eyshila Sofia, de 16 anos de idade, que é aluna do 1º ano. Para ela, a ouvidoria nas escolas faz com que a voz do estudante seja ouvida.
“Como jovens, sempre temos algo a mais para falar. Então esse projeto proporciona a aproximação para falarmos nossas necessidades, principalmente porque estamos no interior e o acesso a esse tipo de serviço acaba se tornando mais difícil”, pontuou.
Canais de atendimento
A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima é um canal de comunicação para receber sugestões, reclamações e elogios da sociedade. A equipe tem 30 dias para dar uma resposta. Após esse período, se não houver retorno, a demanda será enviada à Corregedoria-Geral da instituição.
Os interessados podem enviar demandas por meio de atendimento presencial na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona nas esquinas das ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.
O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Texto: Bruna Cássia
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR