FERRAMENTA DE GESTÃO
Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa promove palestra para servidores municipais de Alto Alegre

Ouvidoria Itinerante esteve no município de Alto Alegre – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Em continuidade aos atendimentos em todo o Estado, a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu um workshop para servidores municipais e vereadores da cidade.

A ação ocorreu por meio do projeto Ouvidoria Itinerante, na manhã desta quarta-feira (7), na sede da Secretaria de Educação de Alto Alegre, último município a ser atendido por este ciclo do projeto, iniciado no início de 2023.

A iniciativa leva os serviços da instituição legislativa às cidades do interior de Roraima, comunidades e vilas distantes dos centros urbanos, para ouvir as necessidades dos moradores, auxiliando na criação de seus órgãos de escuta. A programação conta com workshops, panfletagens e orientações.

Conforme explicou o ouvidor-geral, deputado Isamar Júnior (Podemos), a importância de estar em todos os municípios é estreitar ainda mais a relação de comunicação com a população local.

Ouvidor-geral, Isamar Júnior, destaca importância da Ouvidoria Itinerante – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“O papel é levar informação para as pessoas, pois quando elas ficam bem informadas e apresentam demandas, podemos enviar para os órgãos competentes e, com isso, levar solução para a população”, disse.

Como resultado, será implantada uma ouvidoria em Alto Alegre, uma parceria do Legislativo e Executivo municipal, assim como ocorreu nos demais municípios.

O vice-prefeito da cidade, Irmão Max (PP), destacou que a iniciativa vem para somar no desenvolvimento da região e agradeceu a parceria com a Assembleia, que tem intensificado as ações em todos os cantos de Roraima.

Vice-prefeito, Irmão Max, diz que primeiro passo é implantar ouvidoria em Alto Alegre – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“É de suma importância, porque vai abrir esse canal para as reivindicações, para as solicitações e, também, para elogios da população. Vai ser uma ferramenta de aproximação entre a população e os Poderes”, acrescentou.

Ouvidoria como ferramenta de gestão

A palestra no workshop foi apresentada pelo diretor executivo da ouvidoria, Manoel Batista, que deu dicas, orientou e mostrou caminhos de como o serviço pode ser útil no desenvolvimento de uma gestão.

Diretor executivo da ouvidoria, Manoel Batista, fez a palestra ‘Ouvidoria como ferramenta de gestão’ – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“As pessoas costumavam ver a ouvidoria como um instrumento de pressão e de cobrança que criava problema ao gestor público. Temos apresentado uma nova abordagem, mostrando que pode ser uma ferramenta de gestão e de parceira do poder público, que auxilia os gestores em resoluções de problemas e conflitos e, também, no direcionamento das políticas públicas que possam atender a população”, enfatizou.

Quem aprovou a iniciativa foi o servidor público Antonio Rodrigues da Silva. Ele acredita que a implantação da ouvidoria em Alto Alegre vai ajudar no desenvolvimento do município.

Antônio Rodrigues é servidor municipal e afirmou que implantação da ouvidoria vai agregar ao município – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“A partir do momento em que nós estamos cientes do nosso direito, temos que conhecer também onde buscar a solução dos nossos problemas, até onde eu devo ir para ser atendido naquilo a que tenho por direito como servidor público e como cidadão”, concluiu.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Jader Souza