Pular para o conteúdo

‘TV ALE – A TV DA INCLUSÃO’
Emissora comemora nove anos com exibição de documentário sobre mudanças e acessibilidade na informação

Documentário de aniversário de nove anos da TV ALE-RR enaltece inclusão de interpretação de parte da programação em Libras – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

A TV Assembleia (canal 57.3) completa nove anos no ar nesta quarta-feira (7) e, para celebrar quase uma década de existência, a Superintendência de Comunicação do parlamento, por meio da emissora, estreará o documentário “TV ALE – A TV da Inclusão”, às 18h30. O telespectador também poderá conferir a produção no canal do Legislativo no YouTube (@assembleiarr).

O curta, apresentado pela jornalista Raynãa Fernandes, documenta as mudanças que a emissora legislativa, implantada em agosto de 2015, viveu no último ano, em especial, com relação a levar informação para quem está em casa.

 

 

Para a tradução na TV Assembleia, o Legislativo estadual conta com três intérpretes, Beatriz Teófilo, Alison Paulino e Elen Cardoso, que se alternam a cada 15 minutos para as traduções – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

Nesse aspecto, surge a questão da acessibilidade e da inclusão. Desde março deste ano, a TV passou a contar com intérpretes de Libras, que se revezam para transmitir as mensagens das sessões plenárias, audiências públicas ou reuniões de comissão.

 

 

 

 

 

‘Isso simboliza uma vitória, principalmente para a comunidade surda que quer entender o que se passa no parlamento’, destacou a jornalista Raynãa Fernandes – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“Isso simboliza uma vitória, principalmente para a comunidade surda que quer entender o que se passa no parlamento, como também em tudo o que é discutido e voltado para a população, como saúde, educação, segurança pública. Foi muito legal acompanhar isso”, informou Raynãa Fernandes.

Há também depoimentos de pessoas que passaram a acompanhar mais a programação. Elas falam sobre essa diferença, como é conseguir acompanhar o processo e poder participar de discussões públicas, que envolvem o todo.

“A gente mostra, inicialmente, como foi a implantação ali durante o ‘Sessão ao Vivo’, depois para os vídeos que são publicados nas redes sociais e, consequentemente, outros programas, porque a meta é que toda a nossa programação conte com interpretação em Libras”, adiantou a jornalista.

Outra novidade ocorrida em 2024 que será mostrada no documentário é a chegada na programação dos podcasts.

“Neles, o bate-papo é mais dinâmico, nem tudo o que se discute aqui no plenário, por exemplo, conseguimos abordar nas sessões e nas matérias, mas, através dos podcasts, é possível tratar não somente de pautas relacionadas ao Legislativo como também tudo o que é comentado no cenário estadual, nacional ou mundial. É sempre com a participação de um especialista e mediado por um jornalista da Casa”, enfatizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou o Canal 57.3 por levar com transparência e seriedade as ações do parlamento para a população roraimense.

Deputado Soldado Sampaio, presidente da ALE-RR, parabenizou emissora, que está há quase uma década no ar – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“Quero parabenizar esse grande meio de comunicação do Estado pelos seus nove anos de cuidado, carinho e respeito com as informações que são levadas para a sociedade, por cobrir e mostrar as atividades dos parlamentares e demais ações que compõem o Poder Legislativo, bem como dos órgãos e programas sociais que fazem parte desta Casa de Leis. Parabéns a toda equipe que trabalha incansavelmente para levar conteúdo de qualidade aos roraimenses, seja por meio da TV, rádio, YouTube ou redes sociais. Que essa emissora permaneça por muitos e muitos anos, cumprindo seu papel público”, desejou Sampaio.

 

Programação diversificada

Criada inicialmente com o objetivo principal de transmitir ao vivo as sessões plenárias, bem como reuniões de comissões e audiências públicas, por ser uma TV de caráter público, a emissora também viu a necessidade de diversificar sua grade para alcançar um número maior de telespectadores.

Conforme destacou a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes, a TV criou estratégias para falar de política de uma forma diferente e mais leve, como o programa “Portal Cultural”, que também dá a oportunidade de falar sobre projetos aprovados na Casa, e o quadro “Memórias do Esporte” que, além de dar visibilidade ao trabalho de pessoas que fizeram parte do esporte roraimense, inclui proposições que o Legislativo deve defender para fortalecer o segmento.

Superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“A gente sabe que um dos grandes problemas é a falta de patrocínio. O parlamento precisa incentivar os empresários e mostrar que é importante apostar no esporte. Não à toa, estamos vendo o talento dos atletas nas Olimpíadas e, muitos deles, que vivem de Bolsa Atleta, estão dando o seu sangue para trazer medalhas para o Brasil. A gente vem trabalhando uma grade que possa atender ao cidadão roraimense, inclusive com programetes que, de forma leve e rápida, conseguem levar a mensagem para o cidadão”, explicou Nunes.

A credibilidade é outro fator destacado pela superintendente, conquistado pela emissora em quase uma década.

“Eu fico feliz porque nós conquistamos a credibilidade do cidadão roraimense. Muitos buscam a nossa produção, solicitando uma equipe para a cobertura de diversos temas, inclusive transmissões ao vivo. Fizemos a primeira transmissão da parada LGBTQIAPN+ em plena pandemia, nessa mesma época também a do Miss Indígena, pois sabíamos que a comunidade não tinha como se deslocar até Boa Vista e a gente conseguiu chegar aos lares deles, não só pelo canal 57,3, mas também pelo YouTube. Isso mostra a credibilidade desse trabalho que é feito por homens e mulheres comprometidos, diariamente, para levarem conteúdo de qualidade para a população”, avaliou.

Por fim, Sônia Nunes salienta que a missão diária da TV é desmistificar o estereótipo de que o parlamento “não trabalha”.

“Falar sobre política não é fácil. Parece, mas não é. A nossa missão diária é mostrar para as pessoas que os 24 parlamentares foram eleitos pelo voto popular e que eles estão representando segmentos da sociedade. Então, cabe a nós observar, por meio das nossas transmissões,  como eles estão trabalhando, quais os projetos de lei estão apresentando. De fato, tem tido retorno para a população? Temos que fazer essa reflexão e acompanhar, pois a cada quatro anos há uma renovação. A população tem a oportunidade de acompanhar tudo isso sem precisar sair de casa”, concluiu.

O documentário “TV ALE – A TV da Inclusão” será veiculado às 18h30 desta quarta-feira(7), com reprises às 20h30 e 23h30. A população pode conferir também, essa e as mais de 80 produções da emissora legislativa, por meio do canal do Legislativo no Youtube, procurando na plataforma por @assembleiarr.

Ficha técnica

 

Reportagem: Raynãa Fernandes

Produção: Raynãa Fernandes e Tamara Araújo

Imagens: Emackson Sarmento

Apoio técnico: Ralyson Ramires e Josué Garcia

Edição de imagens: Alex Barroso

Edição de texto: Camila Dall’Agnol

Revisão: Camila Dall’Agnol

Diretor de programação: Bruno Almeida

Diretora de TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol

Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes

Superintendência de Comunicação – 2024

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima / Nonato Sousa e Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas