Pular para o conteúdo

INTERMEDIAÇÃO
Programa da ALE-RR atende denúncia de moradores sobre esgoto estourado no bairro Cinturão Verde

Equipe do Programa Fiscaliza atende demanda no bairro Cinturão Verde, na manhã desta terça-feira (13)

O Programa Fiscaliza da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebe denúncias sobre problemas em serviços públicos e as encaminha aos órgãos competentes. Nesta terça-feira (13), uma equipe do órgão acompanhou a solução de um problema de esgoto estourado no bairro Cinturão Verde, em Boa Vista.

Moradora da rua afetada, microempresária Edila Ferreira afirma que esgoto afeta saúde da população

Moradores vêm enfrentando o problema há mais de um ano, o que prejudica a qualidade de vida e a locomoção no entorno. “Minha maior preocupação é com as crianças e com a higiene. É um esgoto a céu aberto, imagine o risco de doenças. Como mães, não podemos manter as crianças em casa o tempo todo, elas brincam aqui fora, e isso representa um grande perigo”, contou a microempresária Edila Ferreira, que mora há três anos na rua afetada.

Servidora pública Sonayra Cruz diz que moradores acionaram Programa Fiscaliza após buscarem, sem sucesso, resolver problema com a Caer

Enfrentamos isso há muito tempo, e sabemos disso por causa das solicitações de serviços à Caer [Companhia de Águas e Esgotos de Roraima]. Todos os moradores sempre solicitaram, porque esse não é só um problema da casa da frente, é de toda a rua. Quando passamos, os resíduos são levados pelos carros, o que acaba trazendo sujeira para dentro das garagens”, complementou a também moradora Sonayra Cruz.

Segundo ela, o ápice dos transtornos ocorreu no último fim de semana, quando houve quatro dias seguidos de detritos vazando na rua. Apesar da mobilização dos moradores, que entraram em contato com a Caer pelos canais remotos, mas não obtiveram sucesso. A solução foi buscar a intermediação do Fiscaliza.

De forma muito abrupta, estava vazando muita água, que chegou a retornar para cima da minha calçada. Foi quando procuramos novamente a Caer, mas não solucionaram. Na segunda-feira, um morador entrou em contato com o Fiscaliza, que enviou uma equipe para verificar o vazamento e dar orientações. Após a visita, o programa abriu um pedido de serviço na Caer”, explicou.

Rhomer Lima, diretor do Fiscaliza, liderou a equipe que averiguou a situação com técnicos da Caer. Ele informou que problemas de esgoto são as queixas mais frequentes e explicou que a solução definitiva virá na época de estiagem. Por enquanto, o serviço é paliativo.

Rhomer Lima, diretor do Fiscaliza, explica aos moradores quais serão os próximos passos para a solução da demanda.

Esse problema de esgoto é recorrente, às vezes por mau uso dos moradores. Além disso, algumas pessoas até ligam as águas pluviais ao sistema de esgoto, o que não é permitido. Em relação à manutenção, nesse caso específico, é necessária uma escavação bem profunda, cerca de sete metros, segundo os técnicos. Como no período de chuvas o lençol freático sobe muito e o terreno fica instável, não há como escavar, pois há risco de desmoronamento. É necessário aguardar o período de seca para iniciar essa obra. Hoje, eles estão aqui para fazer um serviço que solucionará o problema provisoriamente, mas já identificaram a causa e restabelecerão o sistema no verão”, esclareceu aos moradores.

O diretor enfatizou que o programa acompanhará a normalização da situação, atuando como um instrumento de cidadania. “A Caer não tem uma equipe de manutenção que possa estar presente o tempo todo para monitorar o problema. Com o Fiscaliza, estamos mais presentes junto à população, e a sociedade nos traz essas informações. Então recorremos a eles, informando e solicitando urgência”, destacou.

Canais de atendimento

O Fiscaliza tem como objetivo principal receber e encaminhar denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos aos órgãos competentes. O programa atua em diversas áreas, como infraestrutura urbana, saúde, educação e segurança pública. Para registrar uma denúncia ou solicitação, os cidadãos têm várias opções:

1. Presencialmente: na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

2. WhatsApp: pelo número (95) 98402-1735.

3. site: acessando al.rr.leg.br/fiscaliza, onde também é possível acompanhar o andamento das solicitações.

Ao fazer uma denúncia, é importante fornecer o máximo de detalhes possível, incluindo texto descritivo, fotos ou vídeos, e o endereço preciso do local afetado. Essas informações ajudam a equipe técnica do Fiscaliza a agir de forma mais eficiente.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas