O esforço e a dedicação de 42 mulheres foram reconhecidos nesta quarta-feira (14) com a certificação de participação delas nas duas primeiras turmas do curso de defesa pessoal, em junho e julho, na sede da Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A autônoma Melissa Braga, antes de receber o documento das mãos da secretária Especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), compartilhou com as demais participantes as experiências diante da violência e o recomeço de vida. O curso foi uma oportunidade agarrada “com todas as forças”.
“Eu recomendo porque é superimportante que todas saibam se defender. Acredito que muitas jovens deveriam aprender. Eu digo que aqui estimula muito a autoestima das mulheres, o professor fala muito do amor-próprio”, disse ela, que procura sempre incentivar outras mulheres a conhecerem mais as técnicas de defesa pessoal.
Melissa contou que o curso abriu os olhos para outras possibilidades, como levar as artes marciais para um estilo de vida mais saudável e seguro. “Mulher não é sexo frágil, ela é forte, tem que seguir assim e se aprimorar em outras áreas porque esporte é bom, traz vitalidade, eleva a autoestima e ajuda a fazer novas amizades.”
À frente da Secretaria Especial da Mulher, a deputada Joilma Teodora compartilhou as conquistas e as ações da ALE-RR no fortalecimento das políticas e ações de acolhimento e proteção das mulheres. “Este trabalho é para ajudá-las a criarem forças”, frisou.
De acordo com a parlamentar, há uma lista de reserva para as próximas turmas. “O curso de defesa pessoal tem ajudado muitas mulheres. A Assembleia e o Chame [Centro Humanitário de Apoio à Mulher] têm mostrado que elas podem fazer esse curso e aprenderem a se defender”, complementou.
As técnicas, que vão além dos movimentos, são apresentadas pelo professor de jiu-jítsu William Cati. “É importante também aprender as técnicas mentais, o que é muito importante e vai servir para a vida dela. Aqui um aprende com o outro”, falou.
Nova turma
Nesta quinta-feira, a Secretaria Especial da Mulher iniciará as terceira e quarta turmas do curso de defesa pessoal. Os encontros serão todas as quintas-feiras, das 16h às 17h e das 19h às 20h. Toda a capacitação é gratuita.
“O que eu passo são as técnicas para enfrentamento de uma situação de risco. A vida não é uma brincadeira, evitar o embate e sempre tentar, na conversa, resolver os problemas”, ressaltou Cati.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALERR