OBRAS INACABADAS
Renato Silva sugere criar comissão para investigar aplicação de recursos em São Luiz

O deputado Renato Silva (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta quinta-feira (15), para denunciar obras inacabadas no município de São Luiz, região Sul do Estado. Ele sugeriu que uma comissão especial seja criada no parlamento para investigar a aplicação de recursos – grande parte deles federal – nas obras mencionadas.

Silva citou o portal de boas-vindas da cidade que, segundo ele, teve custo de R$ 2,1 milhões; o parque de vaquejada, orçado em R$ 40 milhões; e casas populares, que não tiveram o valor mencionado. Conforme o parlamentar, os recursos foram utilizados, mas as obras não foram finalizadas, tampouco tem data para serem entregues.

Deputado Renato Silva utilizou a tribuna nesta quinta-feira (15) – Marley Lima/ Alfredo Maia / Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Quando lemos uma matéria informando que São Luiz foi o município que mais recebeu recursos federais, em termos proporcionais, o que se espera é chegar na cidade e ver as obras, mas a verdade é que a realidade é totalmente diferente. São Luiz se tornou um cemitério de obras inacabadas. Não tem asfalto na entrada no município. O portal é numa estrada de barro”, comentou o deputado.

Segundo Renato Silva, a prefeitura recebeu R$ 109 milhões em recursos federais para determinar as obras, que estão com as datas vencidas. “É cômico, é absurdo o que vem acontecendo no município. Uma cidade pobre, mas que, na verdade, foi a que mais recebeu recursos em Roraima. Precisamos fazer uma força-tarefa em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Contas, Executivo, todos os Poderes precisam se unir para ver onde ele colocou mais de cem milhões de reais”, sugeriu.

Silva garantiu que vai enviar os documentos coletados por ele para os órgãos fiscalizadores e para a Polícia Federal.

Apoio dos deputados

O deputado Marcos Jorge (Republicanos) se somou à fala do colega e afirmou que sempre estará em defesa dos interesses públicos.

Parlamentar Marcos Jorge parabenizou Renato Silva pelas denúncias feitas – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Muitos não teriam a coragem de trazer o que Vossa Excelência traz neste momento. Quero não só parabenizar por trazer esses elementos, mas sugerir que Vossa Excelência possa diligenciar todos esses fatos por meio da Comissão de Viação, Transportes e Obras, do qual é presidente. Uma vez que Vossa Excelência, que está se desprendendo do seu vínculo partidário, eu não poderia deixar de me somar. Portanto, quero lhe parabenizar e dizer que estaremos em defesa da coisa pública e do interesse da população”, complementou Marcos Jorge.

Para o parlamentar Jorge Everton (União), que participou da sessão de modo virtual, as denúncias envolvendo obras inacabadas na cidade são gravíssimas e precisam ser apuradas com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, já que, segundo ele, há indícios de sobreposição de obras em São Luiz.

“Acompanhamos essa denúncia há muito tempo. Existem informações de sobreposição de obra estadual com federal. A prefeitura utiliza os recursos que vêm de obra federal, executa e recebe os recursos de obra estadual, e faz apenas uma prestação de contas. Então me somo à Vossa Excelência e me coloco à disposição”, enfatizou Jorge Everton.

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Marley Lima