POR BOAS NOTAS E DEDICAÇÃO
Alunos de colégio militarizado de Iracema são selecionados para conhecer funcionamento e estrutura do Poder Legislativo

ALE-RR recebeu nesta sexta-feira (30) grupo de alunos do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, de Iracema

Um grupo de 45 alunos, entre 11 e 17 anos, do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, do município de Iracema, Sul do Estado, visitou a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta sexta-feira (30). Eles foram selecionados com base nas boas notas escolares.

Durante a visita, a diretora do Cerimonial da ALE-RR, Sílvia Macedo, explicou aos estudantes como se deu a construção do parlamento roraimense, do plenarinho Deputado Valério Caldas de Magalhães, as galerias dos ex-presidentes e a Lilás, onde estão as fotos de todas as deputadas. De lá, o grupo seguiu para a sala de reuniões da presidência.

Sílvia Macedo, diretora do Cerimonial, explicou aos jovens sobre criação do parlamento, da Constituição Estadual, entre outros assuntos

“É um projeto da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, dirigido pela jornalista Adriana Cruz. Com o Cerimonial, a Superintendência Legislativa e a Procuradoria da Casa, recebemos esses alunos e apresentamos a eles o que é o Poder Legislativo, de que forma foi criado, por que foi constituído, como foram criados os três Poderes do Estado, quem faz parte de cada um deles. É muito importante que esses alunos saibam um pouco da história de Roraima e seu nascimento”, explicou Silvia.

Os jovens passearam ainda pelos estúdios de rádio e TV do parlamento, onde conheceram suas estruturas e parte do funcionamento, como a gravação do programa “Em Pauta”.

A gerente de Relações Institucionais, Gabriela Vital, foi a responsável pela apresentação.

Gabriela Vital, gerente de Relações Institucionais da Casa, foi responsável pela apresentação do setor de Comunicação

“É uma visita que a ALE, por meio da Superintendência de Comunicação, sempre faz durante todo o ano, quando várias escolas que nos acionam têm o privilégio de conhecer a Casa do Povo, como funciona cada setor, a TV Assembleia, a rádio, o Cerimonial”, contou Vital.

A aluna Maria Braz, de 18 anos, ficou encantada com a estrutura da ALE-RR, principalmente o Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. A jovem, que cursa o 3⁰ ano do ensino médio, descreveu a experiência como “incrível” e enriquecedora tanto para ela quanto para os demais colegas.

‘Foi um privilégio estarmos aqui e conhecermos o ambiente no qual são elaboradas nossas leis’, disse a aluna Maria Braz

“Foi um privilégio estarmos aqui e conhecermos o ambiente no qual são elaboradas nossas leis, onde os nossos representantes estão para decidirem coisas relacionadas ao nosso Estado e o nosso futuro. Foi uma experiência incrível, confesso que eu não esperava. Na maioria das vezes, a gente subestima e, quando chegamos aqui e vemos tudo isso, acabamos nos surpreendendo. Faz com que a gente tenha esperança de querer crescer, se tornar alguém e, quem sabe um dia, trabalhar aqui”, detalhou Maria, que se encantou com o plenário.

Conforme o subtenente Valbeci Saraiva, chefe do apoio administrativo do colégio, o acesso dos jovens a esses órgãos dos Poderes do Estado, localizados na capital, é dificultado pela distância, motivo que levou o gestor da unidade a proporcionar as visitas em grupo, desde o bimestre passado.

O subtenente Valbeci Saraiva é o chefe do apoio administrativo do colégio militarizado de Iracema

“Neste bimestre, tivemos 125 alunos alamares – forma adotada pelo sistema do colégio militar que motiva alunos a se dedicarem aos estudos com afinco – só que não tem como trazer todos. Então selecionamos os 45 que tiveram as melhores notas, vimos a questão da logística e os levamos para conhecerem alguns pontos, como a ALE-RR, o Corpo de Bombeiros, a Cavalaria da PM, entre outros, para que eles possam ter a noção de como funcionam essas instituições”, frisou Saraiva.

Os registros fotográficos da visita dos estudantes do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II, do município de Iracema, à Assembleia Legislativa de Roraima, ocorrida na manhã desta sexta-feira, podem ser conferidos no Flickr do Poder Legislativo no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums.

A Casa Legislativa realiza, constantemente, visitas ao Palácio Antônio Augusto Martins, por meio da Diretoria de Relações Institucionais, da Superintendência de Comunicação. Basta que a direção da instituição escolar entre em contato com o setor, no prédio do Legislativo, no Centro Cívico.

PL aprovado

Na sessão de 13 de agosto, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 19 votos favoráveis, o Projeto de Lei (PL) nº 228/2023, de autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos), que prevê a visita de alunos das redes pública e privada de ensino aos prédios dos três Poderes.

Conforme a proposta, todos os órgãos vinculados ao Legislativo, Executivo e Judiciário devem receber os estudantes para visitas guiadas, com o objetivo de que eles conheçam as atividades desenvolvidas. A medida vale ainda para as instituições que são essenciais aos três Poderes.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza