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DEMORA NO ATENDIMENTO
Comissão de Saúde e Saneamento discute sistema de marcação de consulta médica especializada em Roraima

Comissão de Saúde e Saneamento da ALE-RR se reúne com representantes da Sesau – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se reuniu com cinco representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para discutirem o Sistema de Regulação (Sisreg) que agenda consulta médica especializada.

A plataforma é gratuita e implantada pelo Ministério da Saúde. Roraima foi o último estado a receber o sistema, que visa otimizar os atendimentos a fim de diminuir as filas e encurtar a espera por consultas.

Conforme explicou o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), que preside a comissão, esta surgiu devido ao grande número de denúncias por parte da população roraimense acerca da demora no atendimento do sistema público de saúde, principalmente na Policlínica Coronel Mota e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Dr. Cláudio Cirurgião preside comissão – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Acontece que o agendamento dessas consultas deve ser feito por uma unidade básica de saúde [UBS], e há uma falha muito grande de comunicação, principalmente nas localidades mais distantes do Estado, que não têm internet para isso”, afirmou.

A Sesau foi convidada para prestar esclarecimentos, explicar como funciona o sistema e se, de fato, ele é funcional, bem como buscar uma resolução para melhor atender ao público.

“Nós solicitamos que a Secretaria de Saúde, por meio de uma equipe técnica, fizesse uma relativização desses casos que não são resolvidos pela internet, para atender de forma mais rápida os pacientes que precisam de uma consulta especializada, e encontrasse uma solução para que eles não sejam prejudicados”, resumiu.

O parlamentar acrescentou que entende a dificuldade que as cidades do interior enfrentam com falta de internet, sendo, inclusive, um problema comum também na capital, e que justamente por isso é necessário buscar maneiras de otimizar os atendimentos sem a dependência de tecnologias.

“O que não pode é a população aguardar três, quatro, cinco, seis meses para conseguir uma consulta especializada. O Ministério da Saúde e a Sesau estão dando o recado de que o paciente, para ter acesso a consulta especializada, tem que ter internet. Não é isso que diz a Constituição, e é isso que nós estamos cobrando na resposta do poder público em relação a essas questões.”

 

Parlamentares buscam solução

Estiveram presentes na reunião, além do deputado Dr. Cláudio Cirurgião, os membros da comissão Dr. Meton (MDB), Joilma Teodora (Podemos), Gabriel Picanço (Republicanos) e Jorge Everton (União), assim como os parlamentares Aurelina Medeiros (Progressistas), Éder Lourinho (PSD), Marcinho Belota (PRTB) e Tayla Peres (Republicanos).

Eles questionaram as informações referentes ao sistema, apontaram as demandas da população roraimense e deram sugestões para resolução do problema.

A diretora-geral da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro, explicou que entende a demanda de informações. Também citou que o Sisreg é uma implantação do Ministério da Saúde e, por isso, estão seguindo as diretrizes no Estado.

Representante da Sesau, Mayara Bianca Carneiro prestou esclarecimentos à comissão – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Este espaço é importante porque as demandas que chegam à Assembleia são diferentes das que chegam para a Saúde. Então vamos alinhando para tomar as devidas medidas. O próximo passo é trabalhar para mandar mais informações para os municípios mais distantes e depois fazer as possíveis deliberações”, esclareceu.

Já o coordenador médico do Complexo Regulador da Sesau, Don Silva Martins, explicou como a ferramenta funciona no dia a dia. O primeiro passo do paciente é ir uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da casa dele para ser atendido por um médico.

Médico Don Silva Martins explicou como funciona sistema – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Se esse médico solicitar uma consulta com uma especialidade, ele insere a informação no sistema e o paciente aguarda a regulação. Ele poderá acompanhar tudo pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’ ou pelo número de WhatsApp fornecido na unidade”, disse.

As informações solicitadas pela comissão à Sesau serão encaminhadas para todos os deputados da ALE-RR. Posteriormente, haverá uma reunião com os secretários municipais de Saúde para dar andamento às tratativas da comissão.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

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