EM CAMPANHA ELEITORAL
Jorge Everton denuncia uso indevido de viaturas da PM em Mucajaí, Sul de Roraima

Uso indevido de viaturas da PM foi fato principal que levou deputado Jorge Everton à tribuna da ALE-RR – Marley Lima e Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

O deputado Jorge Everton (União) usou da tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas para denunciar o uso indevido de viaturas da Polícia Militar de Roraima (PMRR) para fins eleitoreiros no município de Mucajaí, no Sul do Estado, durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa.

O caso chegou até o parlamentar por meio da prefeita, enquanto ele visitava o município no fim de semana. “Está tão acintoso, tão descarado usar a máquina pública aqui no Estado, que não há nenhum cuidado, nenhum zelo em fazer algo de forma discreta”, expressou, ao expor, em mãos, fotos impressas que comprovam o crime.

O deputado culpou ainda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela demora no julgamento do processo de cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas) por abuso de poder político e econômico nas últimas eleições.

‘Nós não podemos aceitar que uma instituição tão respeitada como a PM seja usada para fazer politicagem’, disse Everton – Marley Lima/ Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Isso facilita que esse tipo de crime continue acontecendo no Estado. Nós não podemos aceitar que uma instituição tão respeitada como a PM seja usada para fazer politicagem, usando viatura e dinheiro públicos para intimidar e propagar fake news”, afirmou.

Demissão

Jala da Van, um ex-apoiador de Denarium e atualmente postulante a vereador por Iracema, disse a Everton, durante um almoço no município, que sua esposa foi exonerada do Ciretran (órgão de trânsito municipal) por ele não apoiar o candidato do governador à prefeitura.

“Jala fez parte do mesmo grupo político que ajudou a eleger o governador Antonio Denarium, e agora está sendo obrigado a ver a esposa perder o emprego porque ele se recusa a apoiar o atual candidato a prefeito do município. E as palavras não foram medidas, foram ditas desta forma: que havia uma determinação do governador de exonerar a esposa dele, a não ser que ele voltasse atrás na decisão de apoiar a candidata Marlene, para apoiar Edinho. Isso não é abuso de poder não? Só eu enxergo isso? Até quando os órgãos de controle irão silenciar”, indagou o também delegado.

Por fim, ele destacou não conseguir mais enxergar uma solução, a curto ou médio prazo, para pôr fim aos abusos de poder, que não a pauta do TSE.

“É isso o que todos querem. Eu acredito que até quem apoia o governador quer isso, para acabar de vez com esse problema. Ou ele é absolvido ou ele é cassado. O que não dá é para a gente ver, de forma recorrente, essa prática criminosa de utilização da máquina pública a favor do governo do Estado.”

Em aparte, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) parabenizou o colega pela forma eloquente com a qual acolheu a denúncia e como tem defendido seus ideais dentro do parlamento.

Deputado Marcos Jorge parabenizou colega pela forma eloquente com a qual acolheu denúncia – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“É muito importante nós termos a oposição cumprindo seu papel, apontando os equívocos. Ninguém consegue acertar em tudo e isso precisa ser respeitado. Meu ponto aqui, especificamente, é com relação a Mucajaí, porque estive lá ontem à noite e pude ver, na fisionomia das pessoas, o sentimento e a vontade de que as coisas mudem naquele lugar, sem fazer juízo, de um mesmo grupo político que está há mais de 30 anos e as ruas estarem esburacadas e várias obras inacabadas”, relatou.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também parabenizou Everton.

‘Eu vejo na sua fala uma preocupação, que é de todos nós, de obedecermos às regras estabelecidas por lei’, declarou Sampaio – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“Eu vejo na sua fala uma preocupação, que é de todos nós, de obedecermos às regras estabelecidas por lei e respeitar a liberdade de as pessoas fazerem suas escolhas e votarem em quem entendem ser o melhor. A máquina pública não pode ser usada para isso. Que cada candidato apresente propostas, estrutura, marketing, que conte a melhor história e conquiste o eleitor. É isso o que desejamos para o nosso Estado”, destacou.

A íntegra do discurso pode ser vista pelo link  https://www.youtube.com/watch?v=Ty8shFCvDSU.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima/ Eduardo Andrade