CONSULTA PÚBLICA
Moradores de São Luiz decidirão mudança de nome do município

Escolha da adição no nome da cidade ocorrerá nas Eleições Municipais 2024 – Foto: Eduardo Andrade/SupCom/ALE-RR

Os 6.134 eleitores de São Luiz, ao Sul de Roraima, terão um compromisso a mais na hora da votação neste domingo (6). Além de prefeitura e Câmara, os moradores vão opinar se são favoráveis ou não à alteração do nome do município para ‘São Luiz do Anauá’. Caso a população escolha mudar, o resultado será encaminhado à Assembleia Legislativa de Roraima (RR) para elaboração de lei estadual específica.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a mudança visa respeitar a identidade cultural da região.

Presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, destaca importância do nome – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“É essencial que essa mudança seja decidida pela própria população, por meio do plebiscito que vai ocorrer no domingo, garantindo que os cidadãos tenham voz no processo. O Poder Legislativo reconhece a necessidade de corrigir essa discrepância histórica porque a população sempre usou o nome São Luiz do Anauá no cotidiano e em documentos, mas o nome oficial foi registrado apenas como São Luiz”, enfatizou.

Conforme explicou o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2023 que originou a Emenda à Constituição nº 88/2023, deputado Marcos Jorge (Republicanos), a demanda surgiu a partir de um vereador local que levou o debate à Câmara de Vereadores e, após a aprovação, a Resolução 003/23 foi encaminhada à Casa Legislativa. Após aprovação dos parlamentares, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inseriu o plebiscito para votação popular.

Deputado Marcos Jorge propôs a PEC para adição no nome do município – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Com a aprovação, o município passará, oficialmente, a se chamar ‘São Luiz do Anauá’ , que é a forma como a população sempre se identificou. A maioria das pessoas quer esse reconhecimento”, disse.

A votação ocorrerá de forma simples. Após o eleitor escolher o (a) candidato (a) a vereador (a) e prefeito (a), aparecerá a pergunta se ele é a favor da mudança do nome da cidade, então poderá votar “sim” ou “não” para decidir. A escolha será validada com a participação de, no mínimo, 1% do eleitorado apto, ou seja, 61 de 6.134 eleitores, conforme última atualização do TRE-RR.

Participação popular

Além de São Luiz, os moradores de mais quatro municípios brasileiros também vão decidir sobre questões de suas cidades por meio de plebiscitos – realizados antes da criação de uma lei, permitindo que a população opine sobre determinada questão antes de sua implementação –, ou referendos – quando a norma já foi aprovada e a população poderá confirmar ou rejeitar a decisão do Legislativo.

Em Governador Edison Lobão (MA), os cidadãos também escolhem se aceitam a mudança do nome da cidade, que passaria a se chamar Ribeirãozinho do Maranhão. Já os eleitores de São Luís, Capital maranhense, opinam sobre a gratuidade no transporte público a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

Para os moradores da cidade gaúcha de Dois Lajeados, a questão a ser consultada é sobre o local de construção do novo centro administrativo municipal. Já os eleitores de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, decidem, por meio de referendo, se concordam ou não com a mudança oficial da bandeira do município.

As duas formas de participação direta foram regulamentadas pela Emenda Constitucional 111, que determina a realização de consulta popular local juntamente com as eleições municipais, sendo essa a primeira vez que o mecanismo vai ocorrer efetivamente.

Conforme a Agência Senado, a norma federal determina que essas consultas terão que ser aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral em até 90 dias antes da data das eleições.

Texto: Bruna Cássia e Leocides Daubermann

Fotos: Eduardo Andrade, Marley Lima e Nonato Sousa