BRINCADEIRAS E PIQUENIQUE
Teamarr da ALE-RR estimula interação social em passeio ar livre no Mirandinha

Atividade busca a interação social por meio do lazer – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram de uma atividade ao ar livre, nesta terça-feira (08), com o intuito de desenvolver habilidades sociais e emocionais.

Brincadeiras com bola, conversação e um piquenique foram algumas das ações que os beneficiários do programa da ALE-RR puderam realizar no gramado da praça Jorge Manoel da Silva, popularmente conhecido como Mirandinha. A ideia é realizar as terapias ou atividades sociais em lugares diferentes do consultório, proporcionando também momentos de lazer.

Além dos beneficiários diretos, familiares também participaram do momento de diversão, como é o caso da pedagoga Ana Paula Pereira. Mãe da Lawanna, de 12 anos, ela afirma que a filha está há pouco mais de dois meses no Teamarr e, que ainda sim, já notou uma diferença na habilidade social da garota.

Ana Paula tem a filha Lawanna como beneficiária do Teamarr – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“A minha filha não queria socializar com as outras crianças, geralmente ela ficava mais no canto dela. Porém, com o Teamarr, ela está começando a desenvolver esse entrosamento com as outras pessoas. Por isso, esse encontro ao ar livre é muito importante para interação e está ajudando-a até mesmo nas atividades escolares”, informou Ana Paula.

A atividade faz parte do grupo de habilidades sociais desenvolvido pelo Teamarr. A psicóloga da instituição, Erefica Santos, é uma das responsáveis pela atividade e destacou como essas brincadeiras estimulam as relações entre família e amigos.

Erefica Santos é uma das idealizadoras da atividade – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“A nossa ideia é deixá-los mais livres, sem regras rígidas, para que eles fiquem à vontade. O foco é interação social, com grupos de 9 a 17 anos, promovendo participação e contato com outras crianças, adolescentes e também com os familiares”, declarou a psicóloga.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, acompanhou mais essa dinâmica social com beneficiários e familiares. Ela ressaltou como essas ações são essenciais para desenvolver a habilidade de interação dos autistas.

Deputado Angela Águida Portella: “Queremos que as pessoas compreendam que a interação social entre os autistas é uma necessidade, mas também um grande desafio” – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Queremos que as pessoas compreendam que a interação social entre os autistas é uma necessidade, mas também um grande desafio. A promoção de oportunidade tem um significado muito grande e, por isso, é que surgiu essa grande ideia das nossas servidoras de trazer nossos beneficiários para um ambiente externo para que eles possam desenvolver essas habilidades de uma forma bem criativa”, frisou a parlamentar.

O passeio livre do Teamarr ocorrerá também amanhã (09), com crianças da faixa etária de nove a dez anos de idade; e quinta-feira (10), com pré-adolescentes de 11 a 13 anos.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da oficina, acessados por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

O programa

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias realizadas na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como realiza-se terapias com adultos e pais.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade