A Escola do Legislativo (Escolegis) está com inscrições abertas para o preenchimento de mais 70 vagas para os cursos preparatórios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Tribunal de Justiça (TJ-RR). O cadastro do interessado deve ser feito de forma presencial, na unidade do Liberdade, na Av. Venezuela, 1645, das 8h às 18h, onde as aulas são ministradas.
Conforme o diretor da instituição, Brenno Carvalho, as vagas são provenientes de alunos que se inscreveram e não compareceram ao início dos preparatórios.
“Nós estamos chamando outras pessoas que desejam participar dessas aulas. Precisa fazer apenas um cadastro prévio e poderá começar assistir no mesmo dia. Os documentos necessários são os pessoais, como RG, CPF, informar um e-mail válido e comprovante de residência”, adiantou o diretor.
Os interessados podem acompanhar a aula de forma imediata. “Então, quem tiver interesse, é bom chegar logo, pois a gente sempre tenta manter um conforto necessário para que os profissionais que estão ministrando as aulas consigam atender todos os alunos da melhor forma possível”, informou Carvalho.
Há 50 vagas disponíveis para o Enem. As aulas são de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, com encerramento no dia 31 de outubro. Podem participar pessoas a partir de 14 anos. Já o preparatório para o concurso público do TJ ocorre de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h, com encerramento no dia 13 de novembro. São ofertadas apenas 20 vagas. Pessoas a partir dos 16 anos podem se inscrever.
No Enem são abordadas as disciplinas de biologia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, química e redação. No preparatório para o TJ são ministradas as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Constitucional, Legislação e Língua Portuguesa.
Sobre o Enem
Este ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nas 27 unidades da federação, pelo Inep, para mais de 5 milhões de candidatos. No dia 3, serão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Em 10 de novembro, será a vez das Ciências da Natureza e Matemática.
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). O candidato terá 5h30 para concluir as 180 questões, divididas em quatro provas, duas para cada dia, mais a redação.
O concurso do TJ-RR
O concurso para o Tribunal de Justiça de Roraima oferta 60 vagas, mais cadastro de reserva, sendo 20 vagas para cargos de nível médio e 40 para o ensino superior, com salários iniciais que variam entre mais de R$ 5 mil a mais de R$ 10 mil, além de alguns benefícios.
As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro, 8h às 12h, para analista judiciário (superior) e das 15h às 19h, técnico judiciário, ambas no horário local. A banca organizadora responsável pelo certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade / Alfredo Maia
SupCom ALE-RR