Nesta terça-feira (15), comemora-se o Dia dos Professores, uma data que homenageia a profissão responsável por formar todas as outras. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reforça o papel fundamental dos educadores na vida dos roraimenses, por meio de programas especiais da Casa Legislativa e das leis que beneficiam a categoria.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou o compromisso do Parlamento com os professores e parabenizou todos os educadores que contribuem para o desenvolvimento do país.
“Quero estender a homenagem do Poder Legislativo a todos os educadores do Brasil. Este é um momento especial para reconhecer a importância desses profissionais, que atuam, sobretudo, por amor e dedicação à educação e ao desenvolvimento da sociedade. Esta Casa tem se empenhado em valorizar essa categoria tão essencial, que transforma não apenas o nosso Estado, mas também a humanidade”, celebrou o presidente.
A professora Neivana Lima, integrante do quadro docente da Escola do Legislativo (Escolegis), contribui para a preparação dos estudantes que focam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com mais de uma década de experiência, ela destacou o impacto profundo da docência na vida dos alunos.
“Essa data é muito significativa, pois representa um reconhecimento válido pelo trabalho árduo e dedicação dos professores. Somos profissionais que atuam dentro e fora da sala de aula, impactando inúmeras vidas. O professor é uma ponte entre o aluno e seus sonhos; quando fazemos um bom trabalho, ajudamos os alunos a realizarem seus objetivos e a transformarem seus sonhos em realidade”, refletiu Neivana.
Atuando nas aulas de redação, ela destacou o diferencial de trabalhar em uma iniciativa que promove cidadania e oferece educação de qualidade e gratuita. “A Escolegis proporciona uma oportunidade muito rica para os alunos, e o que esperamos em troca é comprometimento e dedicação”, concluiu a professora.
Esse papel transformador revela a importância da educação na sociedade. A estudante Jéssica Chaves, de 19 anos, aluna de Neivana, expressou sua admiração pela profissão docente e ressaltou o papel dos professores na formação de futuros profissionais.
“Desde que entrei na escola, sempre olhei mais para os professores. Eles têm a responsabilidade de lidar com muitas crianças, e, no ensino médio, percebo que o professor é o pilar da escola. É ele quem forma o médico, o advogado, o engenheiro e até o próprio professor”, comentou.
Com planos de cursar licenciatura, Jéssica afirmou que o professor é o principal guia nessa jornada. “O professor é quem nos ajuda a chegar ao ensino superior, e será o meu pilar, assim como foi desde o início da minha trajetória escolar”, afirma a estudante com entusiasmo.
CCJuv
Além da Escolegis, a ALE-RR conta com professores no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Na sede do programa especial da Assembleia, localizada no bairro Buritis, são 27 instrutores que lecionam teoria e prática de diversas modalidades esportivas e culturais.
É o caso da professora de balé Marciely Barroso, que compartilhou sua trajetória no mundo da dança, revelando que sua paixão começou ainda na infância. “Comecei a dançar na igreja. Sempre amei música e dança. Fui me profissionalizando e, hoje, após oito anos de carreira, estou no Centro de Convivência da Juventude, fazendo o que amo”, contou.
Com seis anos de atuação no programa da ALE-RR, Marciely enfatizou a importância de participar de um projeto que promove cidadania para jovens de baixa renda. “Aqui, crianças que antes tinham pouco acesso ao balé agora conseguem praticá-lo gratuitamente. Saber que estou contribuindo para a vida de tantas crianças me enche de gratidão”, celebrou a professora.
A bailarina destacou os desafios e recompensas da profissão, mencionando o impacto que o trabalho tem nas famílias. “O maior desafio é transmitir o que aprendi da melhor forma possível. A recompensa vem do retorno dos pais. Recentemente, um pai me enviou uma mensagem agradecendo a dedicação que tenho com seus filhos, e isso é o que mais amo”, afirmou.
O CCJuv oferece diversas modalidades, como violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, k-pop, caratê, treinamento funcional e teatro. Para saber sobre vagas, os interessados podem ligar gratuitamente para o Call Center da Assembleia Legislativa (0800 006 0670).
Amparo e reconhecimento
O Parlamento roraimense tem aprovado diversas normas que beneficiam os docentes do Estado. A Lei nº 1.784/2023 instituiu a Semana Estadual do Educador Roraimense, realizada na semana anterior ao Dia dos Professores, com o objetivo de promover capacitações, campanhas de valorização e eventos culturais, com destaque para os educadores indígenas.
Outra medida importante é a Lei nº 1.660/2022, que regulamentou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos professores da Universidade Estadual de Roraima (UERR), proporcionando melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Além disso, a Lei nº 1.481/2021 garantiu a inclusão dos profissionais da educação como prioridade na vacinação contra a Covid-19, antes do retorno das aulas presenciais.
Entre outras iniciativas, a Lei nº 1.243/2018 criou o Programa Estadual de Saúde Vocal e Auditiva para professores, e a Lei nº 1.180/2017 instituiu o Dia Estadual do Professor Indígena, reforçando o reconhecimento a essa classe.
Para pesquisar outras normas aprovadas na ALE-RR, basta acessar o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (https://sapl.al.rr.leg.br/), onde é possível consultar normas jurídicas estaduais e acompanhar o trâmite de matérias legislativas.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza
SupCom ALE-RR