COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Superintendente de Comunicação da ALE-RR abordará experiência com emissoras legislativas durante evento no Amazonas

A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e diretora regional Norte da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), jornalista Sonia Lucia Nunes, representará o estado no evento “Vamos pensar em Comunicação Pública”, que ocorrerá em Manaus, no Amazonas, nesta sexta-feira (18).

Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) dos estados de Amazonas e Roraima, o encontro acontecerá no Miniplenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), das 14h às 17h, e é aberto ao público de forma gratuita.

Durante o evento, Sonia Lucia Nunes ministrará a palestra “Canais legislativos como espaço cidadão”, onde destacará o papel fundamental desempenhado pela Rádio e TV Assembleia no fortalecimento da conexão entre o cidadão e o Poder Legislativo. Ela também abordará como esses canais podem ser um elo entre a população e as atividades parlamentares.

Superintendente de Comunicação da ALE-RR ministrará a palestra “Canais legislativos como espaço cidadão” – Foto: Jader Souza/ SupCom ALE-RR

“Esta é uma excelente oportunidade para mostrar aos cidadãos do Amazonas como a comunicação pública é conduzida aqui na ALE-RR, por meio da TV, Rádio e nosso portal oficial. Essas plataformas têm sido instrumentos fundamentais para aproximar o cidadão das ações legislativas”, afirmou Sonia.

A superintendente ainda pretende abordar a desconstrução da visão negativa em torno da política. Segundo ela, a comunicação pública é um aliado essencial para demonstrar o trabalho real dos parlamentares.

“Queremos mostrar como conseguimos, através de muito esforço, aproximar o cidadão dos canais legislativos e combater essa percepção de que a política é algo ruim ou que os políticos não trabalham. Pelo contrário, é no Legislativo que as leis que impactam diretamente a vida das pessoas são aprovadas”, destacou.

ABCPública e o evento

A organização do evento está a cargo das jornalistas Acyane do Valle, diretora da ABCPública no Amazonas e chefe do Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, e Adriana Cruz, diretora da ABCPública em Roraima e diretora de Relações Institucionais da Superintendência de Comunicação da ALE-RR.

As regionais da ABCPública no Amazonas e em Roraima foram criadas em 2024, ano em que a Associação passou a ter representatividade em todos os estados brasileiros. Este será o primeiro evento conjunto realizado pelos dois estados, marcando um momento importante para expor o trabalho de comunicação pública desenvolvido nas duas regiões.

Adriana Cruz é diretora da ABCPública, entidade organizadora do evento – Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Adriana Cruz, que também participará do encontro, reforçou a importância da iniciativa. “O objetivo do evento é reunir profissionais de comunicação de diversos setores em torno da comunicação cidadã, para propor um novo modelo de comunicação pública aos associados e participantes”, pontuou.

Programação

O evento contará com a presença de comunicadores, estudantes e profissionais interessados em debater o papel da comunicação pública no Brasil. Entre os temas em pauta, estarão o combate à desinformação eleitoral, o papel dos canais legislativos como aliados do cidadão, e a contribuição da “ISO – Linguagem Simples” para uma comunicação pública mais acessível.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia via formulário on-line. O número de vagas é limitado, e os participantes receberão certificados ao final do encontro.

Confira:

• Palestra “Combate à desinformação nas Eleições 2024”, com a jornalista Vanessa Vieira (RR);
  • Palestra “Canais legislativos como espaço do cidadão”, Com a jornalista Sonia Lucia Nunes (RR);
  • Palestra “Como a ‘ISO – Linguagem Simples’ pode contribuir com a comunicação pública no Brasil”, com a jornalista Dora Paula (AM);
  • Lançamento simbólico do livro “Comunicação Pública: estratégias na Amazônia Manauara”, do escritor e jornalista Rômulo Assunção Araújo (AM).

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Jader Souza e Eduardo Andrade