Palestra abordou saúde do homem para atendidos do Reconstruir – Foto Alfredo Maia
Pelo menos 25 pessoas atendidas pelo Centro Reflexivo Reconstruir da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) assistiram à palestra “Cuidar da saúde é coisa de homem”, ministrada pela fisioterapeuta Rocilda Moura, na manhã desta segunda-feira (25).
O evento ocorreu em alusão à campanha “Novembro Azul”, que busca alertar e sensibilizar o público masculino sobre o câncer de próstata e meios de prevenir a doença que é a segunda com maior incidência entre os homens no Brasil.
Conforme destacou o coordenador do projeto, Jadiel Ribeiro, o Centro vai além de incentivar a reflexão sobre condutas tóxicas, como também se preocupa em despertar a atenção para os cuidados com o bem-estar.
“Sabemos que o homem tende a ser mais relapso com a própria saúde, então resolvemos convidar uma profissional para trazer informações sobre a importância do autocuidado. Trabalhamos diversas temáticas ao longo do ano, e, neste mês de campanha, abordamos sobre a saúde”, disse.
Rocilda Moura é fisioterapeuta pélvica e trabalha tanto com homens quanto com mulheres. Ao longo da manhã, ela explicou o que é a doença, como funciona o exame de prevenção e a importância de romper o tabu em prol de prevenir o câncer.
“Como o número de casos de câncer de próstata é bem expressivo, temos a necessidade de fomentar as campanhas voltadas ao tema para conscientizar o homem, mesmo sabendo que é um assunto delicado, sensível, cheio de tabus. Mas é fundamental abordar para garantir uma qualidade de vida”, acrescentou.
A especialista reforçou que a prevenção é justamente para evitar o problema e que um dos riscos de o homem não fazer o exame anualmente é o de um diagnóstico tardio, gerando um desgaste com o tratamento intenso e até óbitos.
Reconstruir
O Centro Reflexivo Reconstruir é um projeto integrado à Secretaria Especial da Mulher, criado em 2016, que atende homens que já tiveram condutas enquadradas na Lei Maria da Penha, enviados pela Justiça ou que tenham buscado a unidade por conta própria.
Interessados em participar do grupo podem se dirigir à sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. Informações sobre as reuniões também podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 98402-0502 ou pelo e-mail centroreflexivoreconstruir@
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR