A 27ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores Estaduais da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) iniciou nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro (RJ) e, como parte da programação, servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) participam de eventos simultâneos como forma de integração e atualização sobre as formas de trabalhos dos setores.
O vice-presidente da Região Norte na Unale e deputado estadual de Roraima, Gabriel Picanço (Republicanos), enalteceu a participação contínua da ALE-RR nas conferências.
“Uma grande oportunidade, com participações de todos os estados brasileiros. É um grande aprendizado que todos nós teremos nestes três dias de palestras e eventos para fazer um parlamento melhor”, disse.
A TV Assembleia e Rádio Assembleia de Roraima foram destaques nos casos de sucessos entre as TVs legislativas na reunião da Astral (Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas). A superintendente de Comunicação da ALE-RR e diretora regional Norte, Sonia Lucia Nunes, mostrou aos participantes como a Casa roraimense atua nas pautas institucionais e sociais.
“Apresentamos um pouco sobre os nossos canais de comunicação como um espaço cidadão e como a Assembleia Legislativa de Roraima tem utilizado tanto a rádio quanto a TV para dar voz ao cidadão”, contou Sonia. No encontro, os participantes falaram sobre o futuro dos canais legislativos com o avanço tecnológico.
Segundo contou, as pautas sociais aproximam o cidadão do Parlamento. “Às vezes são pautas que os deputados podem abraçar e transformar em projeto de lei, indicação parlamentar e, dessa forma, a gente exerce a nossa cidadania e eles fazem parte do processo político no Estado de Roraima”, enalteceu a superintendente.
A presença da representação da ALE-RR nas reuniões da Astral é pontuada pelo presidente da entidade, Gerson Castro, que parabenizou o Legislativo roraimense por participar e colaborar para a melhoria das TVs institucionais. “Roraima não só abrilhanta os nossos encontros da Unale, mas também em outros eventos como o de Araras [SP], onde a equipe apresentou a produção do Norte. Isso mostra a competência, a integração ao restante do país e agrega valor”, comentou Castro.
Parceiros da Comunicação, representantes do Cerimonial da ALE-RR acompanharam o painel temático sobre precedência em eventos de alta complexidade. Silvia Macedo coordena a equipe de Roraima e sempre está em busca de mais conhecimentos para qualificar o serviço.
“Aprender o que os outros fazem nas outras Assembleias para aplicar na nossa. Sempre vem uma pessoa de nome de alta relevância no cerimonial do país e teremos Pedro Cardoso, que é um ícone, e o professor Buarque estará conosco. Isso é importante para nós”, elencou.
Cerca de 20 eventos simultâneos ocorrem ao longo desta terça-feira. Na parte jurídica, o procurador-geral da ALE-RR, Paulo Holanda, participou da reunião da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos dos Estados e Distrito Federal. “Um dos temas abordados foi Inflação Legislativa, essa enxurrada de leis propostas pelo Legislativo, Executivo e Judiciário em que grande parte, cerca de 80%, repete leis anteriores, alterando ou modificando”, declarou.
O superintendente Legislativo da ALE-RR, Jardel Souza, esteve na reunião do Colegiado dos Secretários de Mesa em que discutiram pautas de interesse das Assembleias. “Fui convidado para debater um tema que é muito sensível, um problema nosso que é referente às nossas leis inconstitucionais aprovadas na nossa Assembleia e foi muito importante porque os outros secretários têm outras dinâmicas e levarei daqui muita experiência”, comentou.
A 27ª Conferência Nacional da Unale ocorre na Expo Mag, no Rio de Janeiro, e tem como tema central “O Futuro da Educação no Brasil”. O evento reúne parlamentares, convidados e servidores para debater pontos centrais para todo País.
O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE), agradeceu a participação dos servidores. Segundo ele, são homens e mulheres que desempenham papel importante para o funcionamento das Casas Legislativas. “Seja na área de gestão legislativa ou serviços gerais. Durante a conferência, a gente convida todas as entidades representativas de todas as profissões, cargos, para que tenham a sua participação para fortalecer ainda mais as discussões”, complementou o deputado.
À tarde, a programação continua com eventos simultâneos e a reunião do Parlamento Amazônico. A abertura oficial será a partir das 19h (horário de Brasília) com a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Nonato Sousa
SupCom ALERR