O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) sediou nesta quinta-feira (5) o I Encontro Estadual de Secretarias Municipais Indígenas. A solicitação da reunião foi feita pelo secretário de Alto Alegre, Romário Duarte. No encontro, foram apresentadas e discutidas as principais especificidades e demandas de cada pasta participante, para planejar e alinhar ações com o Ministério dos Povos Indígenas.
“Nós estamos alinhando uma agenda para 2025, para que a gente consiga construir uma educação melhor, saúde, agricultura e fortalecer a cultura, para trazer mais produção e recursos aos nossos municípios, especificamente, para os que têm 100% de suas áreas indígenas demarcadas. Estamos planejando e nos organizando, bem como fazendo parcerias, através do CAM e outros institutos”, explicou.
Para Corina da Silva Gomes, secretária de Bonfim, o momento foi único e importante, devido às dificuldades pelas quais passam cada secretaria.
“Estamos buscando de que forma podemos solucionar e obter recursos para nossas comunidades e povos indígenas. A união e a parceria com todos os secretários são de suma importância para que possamos resgatar e revitalizar nossas línguas, cultura, agricultura familiar e nosso artesanato como um todo”, avaliou Corina.
Também foi debatido um prévio direcionamento para a apresentação do plano que cada secretaria deve formular para a COP 30, a Conferência sobre as Mudanças Climáticas que ocorrerá em novembro do ano que vem, em Belém do Pará.
A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), presidente do CAM, falou sobre o papel do órgão na contribuição para o desenvolvimento dos municípios e instituições que o compõem.
“Aqui, trabalhamos com prefeitos, vereadores, secretários, associação de produtores, orientando, levando esclarecimentos para que se fortaleça cada localidade. Em janeiro, depois da posse dos prefeitos e vereadores, nosso órgão começa a trabalhar mais perto e os auxiliando também. Então nós existimos para isso: dar essa orientação e ajudar na confecção dessas atividades. Janeiro será um mês de trabalho intenso com esses agentes”, pontuou Medeiros.
Participaram ainda da reunião a superintendente de Programas Especiais da Casa, Marília Pinto, e os secretários municipais indígenas, Vilma Rufino, de Mucajaí, Valério Eurico da Silva, de Normandia, Delton Melo, de Pacaraima, e Geolmir Melquior Messias, de Uiramutã.
Texto: Suzanne Oliveira
Fofos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR