O Núcleo da Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em Rorainópolis, promoveu, nesta quinta-feira (5), uma programação voltada aos servidores do Hospital Ottomar de Sousa Pinto, com foco no público masculino. A ação objetivou divulgar as ações do Centro Reflexivo Reconstruir, órgão do Legislativo que busca a mudança comportamental e social dos autores de violência doméstica.
A palestra intitulada “Construindo uma nova identidade” foi ministrada ao corpo técnico do hospital e abordou aspectos que levam a violência familiar, a exemplo do uso do álcool e droga, machismo e problemas psicológicos. A atividade apresentou ainda a equipe multidisciplinar da Secretaria da ALE-RR que traz profissionais na área da psicologia, assistente social e advocacia.
A diretora do núcleo da SEM em Rorainópolis, Thaize Florêncio, afirmou que a ação é relevante para expandir ainda mais o alcance das ações da Secretaria do Legislativo
“Dentro da secretaria, contamos com uma equipe multidisciplinar que trabalha especificamente a identidade masculina. Nosso foco é ajudar o homem a entender os níveis de agressividade que ele carrega e, a partir disso, buscar a mudança. Por isso, é fundamental realizarmos esse trabalho de conscientização, por meio de palestras e divulgação das ações da secretaria”, ressaltou a diretora.
Um dos participantes da ação foi o assistente executivo do hospital de Rorainópolis, Jardeson Lima. Ele afirmou que não conhecia o Centro Reflexivo Reconstruir e que a ação foi relevante para os servidores da unidade de saúde.
“A palestra foi excelente. Eu não esperava algo tão impactante, principalmente sobre o Centro Reconstruir. Muitas vezes, as mulheres pensam que os homens não enfrentam problemas psicológicos ou emocionais, mas nós também passamos por isso. Toda ajuda é bem-vinda, e com a visita de hoje, certamente vamos refletir mais sobre isso.”, destacou o servidor.
Para a diretora administrativa do Hospital de Rorainópolis, Patricia Monteiro, a atividade é uma forma didática de trazer um assunto delicado para os funcionários.
“É fundamental trazermos essas orientações para o público masculino, especialmente para os profissionais da nossa unidade, que, devido à rotina de trabalho, muitas vezes não têm tempo para se informar sobre questões que também os afetam. Eles precisam conhecer seus direitos e os programas de apoio disponíveis. Trabalhamos junto à Chame para oferecer suporte e reeducação, atendendo tanto mulheres quanto homens de forma integrada”, afirmou a diretora.
A palestra da SEM/ALE-RR em Rorainópolis ocorrerá também no turno da noite, ocasião em que outros servidores poderão conhecer os serviços do Centro Reflexivo Reconstruir.
Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir
O Chame atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.
O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do Estado. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).
Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências podem buscar apoio no Núcleo no novo prédio do programa especial da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR