Posse ocorreu no auditório da instituição, nesta quinta-feira (2). – Jader Souza/SupCom/ALE-RR
O procurador-geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Paulo Holanda, participou nesta quinta-feira (2) da cerimônia de recondução dos defensores públicos Oleno Matos e Natanael Ferreira aos cargos de defensor público-geral e subdefensor público-geral da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), respectivamente, para o biênio 2025/2026. Na mesma solenidade, ocorreu a posse da nova corregedora-geral, defensora pública Lenir Rodrigues.
O evento foi realizado no auditório da DPE-RR, no bairro Aparecida, e reuniu autoridades estaduais, familiares e servidores. Paulo Holanda destacou a importância da parceria entre os poderes, que beneficia diretamente a população por meio de iniciativas como o Núcleo da DPE na Superintendência de Programas Especiais, no bairro Buritis, e os atendimentos jurídicos gratuitos. Além disso, mencionou a colaboração na divulgação de programas da DPE-RR na Rádio Assembleia (FM 98,3) e na TV Assembleia (57.3).
“A Assembleia Legislativa sempre foi parceira da DPE, especialmente durante a gestão do defensor Oleno Matos. Além do Termo de Cooperação Técnica, que possibilitou a criação do núcleo da DPE para atender uma parcela da população em busca desses serviços, temos o compromisso com a Rádio e TV Assembleia, ampliando a divulgação das ações da Defensoria. Estamos confiantes na continuidade desse trabalho conjunto pelos próximos dois anos”, afirmou Holanda.
Esta é a quarta recondução de Oleno Matos à frente da DPE-RR. Ele ressaltou que, no biênio anterior (2023-2024), a gestão trabalhou para alcançar o maior número possível de pessoas em todo o estado.
“Fizemos uma prestação de contas satisfatória quanto aos resultados obtidos e agora enfrentamos novos desafios. Nosso objetivo é dar continuidade aos projetos existentes e implementar novas iniciativas que beneficiem a sociedade. Para isso, defensores e servidores precisam manter o foco em atender a população de forma ampla, fortalecendo parcerias com a Assembleia Legislativa e o Governo de Roraima”, declarou.
O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, afirmou que o novo mandato será focado na ampliação e na melhoria da eficiência dos serviços oferecidos pela Defensoria. “Queremos prestar um atendimento mais ágil e de maior qualidade. Estamos motivados para buscar soluções mais rápidas e eficazes para as demandas dos nossos assistidos”, enfatizou.
Já a corregedora-geral, Lenir Rodrigues, eleita por unanimidade pelo Conselho Superior da instituição, informou que sua gestão será voltada à prevenção, orientação e educação. “Meu papel será conduzir um trabalho preventivo e educativo, garantindo o bom funcionamento do órgão e realizando as correições necessárias para evitar problemas futuros”, explicou.
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o governador Antonio Denarium (Progressistas), o vice-governador Edilson Damião, o procurador-geral de Justiça Fábio Stica, e o ex-defensor público e deputado federal Stélio Dener (Republicanos).
Texto: Suzanne Oliveira
Fofos: Jader Souza
SupCom ALE-RR