Durante visita à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (8), o bispo Dom Evaristo Spengler entregou aos deputados estaduais uma carta de sensibilização sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025.
Neste ano, o movimento da Igreja Católica traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, tendo como lema “Deus viu que tudo era bom”. A ideia é somar forças com os representantes do povo a fim de promover ações que protejam o planeta.
Conforme explicou o bispo, o tema está em conformidade com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que, em 2025, ocorrerá no estado do Pará. Assim como a celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas feito por São Francisco de Assis, que tratava todas as coisas como irmãos e irmãs da humanidade.

“Entregamos esse texto-base aos deputados, dizendo que a Terra está gritando por socorro, está pedindo um cuidado que é necessário para cada ser humano, o cuidado de como se faz o descarte do lixo, como é que ele consome, como é que produz. Mas também o poder público tem que criar mecanismos para que a Terra seja preservada e possa dar condições de vida”, iniciou.
O bispo acrescentou que, diferentemente do início dos tempos, o planeta hoje está no limite e logo não haverá condições de vida na Terra.

“A grande pergunta que nós nos colocamos é: como é que Deus está vendo o mundo hoje, com tanta destruição, desmatamento, garimpo ilegal que traz contaminação para os nossos rios e as nossas terras, como Ele vê tanta contaminação do ar, tanta poluição?”, disse.
O presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou a importância de manter este discurso vivo para a preservação ambiental de forma sustentável.

“Roraima tem muito o que mostrar quanto à capacidade de preservação ambiental, mas, ao mesmo tempo, temos que manter o diálogo com a sustentabilidade da nossa gente, do nosso povo que vive no campo.”
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Alfredo Maia / Eduardo Andrade / Márcio Magalhães / Marley Lima
SupCom ALE-RR