Pular para o conteúdo

‘O VOO DA BAILARINA’
Alunas do CCJuv se preparam para espetáculo dia 13 de setembro

Esta sexta-feira (5), foi marcada por grande movimentação no polo Buritis do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), devido ao ensaio e à prova de figurino das alunas que vão estrelar o espetáculo “O Voo da Bailarina”, no dia 13 de setembro.

A apresentação cultural será no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com sessões às 16h e 18h. O espetáculo será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube (@assembleiarr).

Faltando uma semana para o grande dia, a expectativa e ansiedade tomam conta de quem vê na apresentação a realização de um sonho. É o caso de Kayra Morais, de 15 anos, que é uma das protagonistas da apresentação. A adolescente pratica balé no CCJuv desde 2022, mas a paixão pela dança vem de muito antes disso.

Kayra Morais, bailarina do CCJuv – Foto: Marley Lima/SupCom-ALERR – Foto: Marley Lima/SupCom-ALERR

“Todas nós esperamos muito que seja um momento muito incrível e inesquecível, tanto para quem já participou de algum espetáculo antes e já tenha essa experiência, quanto para quem vai estrear no palco. É uma sensação incrível que uma bailarina nunca vai esquecer”, revelou.

Para a diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa, o espetáculo simboliza um marco para o projeto, para as famílias e para a sociedade. Segundo ela, a iniciativa inédita representa um passo importante no reconhecimento das crianças.

 

 

 

Claudimar Costa, diretora executiva do CCJuv – Foto: Marley Lima/SupCom-ALERR

“É a primeira vez que levamos um espetáculo para fora do polo, e isso tem um valor enorme. Serão crianças e adolescentes no palco, mostrando tudo o que aprenderam aqui. É um momento de muito orgulho para elas e também para os pais, que acompanham de perto essa evolução”, contou.

Claudimar enfatizou que o impacto das atividades do CCJuv vai muito além da arte apresentada no palco. O trabalho desenvolvido no polo tem transformado a rotina de centenas de crianças, proporcionando disciplina e novas perspectivas para o futuro.

“O esporte e a cultura mudam vidas. Temos crianças que nunca tinham tido contato com determinadas modalidades e hoje são apaixonadas por elas. Isso traz disciplina, confiança e abre perspectivas para o futuro. Por isso, convidamos mais famílias a matricularem seus filhos. É uma experiência que realmente faz a diferença”, observou.

Processo de criação

Com a participação de alunas de todos os polos, o espetáculo narra a trajetória de uma jovem bailarina apaixonada pela dança, que sonha em conhecer o mundo. Ao lado de sua fada madrinha e do carismático coelho Gaspar, ela embarca em uma aventura mágica em busca de realizar esse sonho.

Além da organização, o espetáculo também foi pensado artisticamente para valorizar a essência da dança. O diretor artístico da apresentação, Joandson Marques, explicou que a narrativa foi construída a partir do universo simbólico das bailarinas e tem como inspiração uma data muito significativa para a comunidade da dança, que é o Dia Mundial da Bailarina, celebrado em 1º de setembro.

Joandson Marques, diretor artístico da apresentação – Foto: Marley Lima/SupCom-ALERR

“A gente estruturou esse espetáculo a partir do imaginário da bailarina, tendo em vista que esse período é muito importante porque homenageia todas as bailarinas do mundo. Criamos uma história exclusiva para nossas alunas do CCJuv, trazendo esse universo com elas protagonizando tudo”, disse.

Ele ressaltou que a produção envolve um grande esforço coletivo – de professores e equipe técnica – em um processo que vem de longos meses. Cada detalhe, explicou, foi pensado para oferecer ao público uma experiência artística completa, do figurino à iluminação.

“Um projeto como esse, demanda muita responsabilidade, um preparo muito grande e um tempo de produção longo. Estamos há cerca de três meses trabalhando nisso, desde a concepção coreográfica, a escolha do tema, a logística dos ensaios, figurinos, adereços, cenário e iluminação. Agora, na reta final, estamos reunindo todo mundo nos ensaios gerais, para garantir a melhor qualidade artística possível”, completou.

Com a proximidade do grande dia, Johansson afirmou que a expectativa é alta entre todos os envolvidos no projeto. O professor afirmou que subir ao palco será a realização de um sonho para muitas crianças e um motivo de orgulho para as famílias.

“A expectativa é muito grande, porque essas meninas estão realizando um sonho que é se ver num palco, num teatro, com toda a caracterização e responsabilidade de um personagem. Os pais e as famílias vão se sentir agraciados com esse espetáculo, que está muito emocionante. Para nós da coordenação, é uma felicidade perceber que estamos proporcionando a realização desse sonho. Com certeza será um dia muito especial para todos”, finalizou.

Ficha técnica

O espetáculo “O Voo da Bailarina” é composto por 274 dançarinas, que serão divididas em grupos conforme a sessão e as cenas da história musical. Dez meninas são protagonistas, sendo cinco para cada sessão.

Protagonistas: Lyvia dos Anjos Vidal, Lara Cecília da Silva Teixeira, Kayra Hanna Morais Sousa, Greice Wanessa Sanchez Alfonso, Josemith Valentina Urosa Gonzalez; Isabelly da Silva Bessa, Fernanda Lyara Fernandes Soares, Maria Eduarda Martins da Silva, Valentina Abreu Guerreiro e Ana julia Almeida Queiroz da Silva.

Além disso, o espetáculo conta com os coreógrafos Elisnaira Vieira Silva, Célio Magalhães Costa, Whisley Alleff Alexandre da Silva, Isnaíra Menezes, Fernanda Brasil de Oliveira, Moisés Freitas da Silva e Joandson Jorge Pereira Marques.

 

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas