Com a chegada da campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, intensifica-se o debate sobre saúde mental. Para abordar o tema voltado aos profissionais da segurança pública de Roraima, a TV Assembleia produziu o podcast Além do Plantão.
Mediado pelo jornalista Leoncio Monteiro, a 23ª edição foi ao ar nesta sexta-feira (12) e reuniu representantes de secretarias e instituições ligadas à segurança da população. Entre os pontos mais destacados, os convidados ressaltaram que os profissionais precisam estar bem para poder cuidar dos outros.

“Esta é uma preocupação contínua de todos nós. Quando adentramos a segurança pública com esse tema, isso demanda ainda mais atenção, pois falamos de profissionais atuando sob regime diferenciado de trabalho, forte estresse e grandes responsabilidades. Isso naturalmente já gera desgaste e evidencia a necessidade desses cuidados”, observou Monteiro.
Ao longo da edição, foram discutidos os esforços de cada instituição, civil ou militar, para garantir assistência adequada aos servidores da segurança em momentos de necessidade.
A secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Carla Jordanna Rodrigues, destacou a importância de voltar a atenção para esses profissionais.

“Sempre falamos que o policial militar, a bombeira militar, o policial penal, todos nós da segurança, precisamos estar bem para ofertar um bom serviço à população. Antes não havia essa discussão, porque o agente de segurança era visto apenas como herói, sempre pronto a dar suporte. Mas também somos pessoas que precisamos, primeiro, desse cuidado”, afirmou.
Ela reforçou que, embora os profissionais sejam treinados para controlar emoções e agir com assertividade, existem situações que mexem com o emocional.
“Não é fácil para esses profissionais falarem sobre seus problemas pessoais, mas os tempos mudaram. Hoje os poderes públicos têm olhado para essa classe como seres humanos que precisam de cuidados para poder cuidar dos outros”, acrescentou.
O delegado Marcos Albano, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil de Roraima (PCRR), explicou que a corporação mantém um núcleo de saúde e assistência psicossocial em funcionamento 24 horas.
“Em qualquer emergência, o setor está à disposição. O que me deixa mais feliz é poder contar também com as outras forças, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança, que estiveram aqui discutindo o tema”, disse.
Ele ressaltou ainda a importância de superar tabus sobre saúde mental.

“Muitas pessoas deixam de se cuidar por vergonha ou por acharem que isso é sinal de vulnerabilidade. Mas, na verdade, zelar pela boa imagem também significa cuidar da saúde mental e do equilíbrio emocional. Temos que quebrar esses preconceitos. Em 2025, precisamos de profissionais saudáveis para prestar um excelente serviço à sociedade”, completou.
Também participou do programa a major Sandra Menezes, coordenadora do curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). Ela explicou como a especialização garante mais segurança aos combatentes.
“No curso, nos confrontamos com a nossa realidade. É um preparo para atender de forma humanizada, indo além da ação tática ou retirada forçada. O objetivo é estender a mão”, explicou.
Sandra reforçou que o debate no podcast promove reflexão e conhecimento, especialmente no Setembro Amarelo, mas lembrou que a prevenção ocorre durante todo o ano.

“É essencial que os profissionais busquem ajuda ainda nos primeiros sinais, porque quando o problema transborda, é mais difícil de lidar. É por isso que a cada mês fazemos ações preventivas, sempre com enfoque de que pedir ajuda não é impossível nem sinônimo de fraqueza”, pontuou.
A tenente Benedita Carvalho, coordenadora do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial da Polícia Militar de Roraima (PMRR), destacou o apoio oferecido aos policiais.
“O núcleo atua de forma preventiva e também no acompanhamento de quadros já instalados de sofrimento mental. É fundamental falar sobre isso, porque ainda há tabus entre os profissionais da segurança”, disse.
Ela lembrou que a saúde mental é um tema presente no cotidiano de todos, ressaltando o atual cenário em que o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

“Antes havia mais resistência, mas hoje é comum ter um familiar ou amigo que enfrenta esses problemas, e logo reconhecemos sinais em colegas de trabalho. Isso está ao nosso redor e não pode mais ser ignorado”, reforçou.
O psicólogo Wagner Costa também participou do episódio e enfatizou que reconhecer o problema é o primeiro passo para o tratamento.

“O Setembro Amarelo incentiva essa aceitação. No fim de 2024, um relatório mostrou que a taxa de suicídio entre policiais é quatro vezes maior do que em outras categorias no Brasil. Esses profissionais enfrentam pressões específicas e precisam de cuidados permanentes”, concluiu.
Onde assistir
Quem não pôde acompanhar ao vivo pode rever a edição no canal do YouTube (@assembleiarr) e nas plataformas TV ALERR Play, Spotify e Deezer. O podcast faz parte de uma série da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa, que já produziu 23 episódios sobre temas relevantes para a sociedade.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Jader Souza
SupCom ALERR





