Pular para o conteúdo

INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Teamarr participa de ação inclusiva na Escola Francisca Élzika de Souza Coêlho

Em alusão ao Setembro Verde – mês dedicado à inclusão da pessoa com deficiência –, o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) participou, nesta segunda-feira (22), de uma ação especial na Escola Estadual Professora Francisca Élzika de Souza Coêlho, no bairro Mecejana, em Boa Vista.

Alunos participam da sala temática “Vivência de um autista”, promovida pelo Teamarr em alusão ao Setembro Verde

Com o tema “Vivências de…”, a escola organizou uma série de salas temáticas para proporcionar aos alunos experiências imersivas sobre diferentes deficiências e transtornos. A equipe do Teamarr conduziu a sala “Vivência de um autista”, com o objetivo de informar e sensibilizar os estudantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo empatia, respeito e acolhimento.

Durante a atividade, os alunos conheceram como é o dia a dia de uma pessoa com autismo, aprenderam a identificar sinais de crise sensorial e, principalmente, como oferecer ajuda e apoio nesses momentos. A equipe também destacou estratégias para adaptar o ambiente escolar às necessidades específicas dos alunos com TEA.

Marieta Augusta, da equipe Teamarr, explicou como adaptar o ambiente escolar às necessidades dos alunos com TEA

“Fomos convidados para falar sobre o autismo e trouxemos orientações sobre o comportamento em sala de aula, principalmente em situações de crise. Também mostramos que é possível fazer adaptações no processo de ensino-aprendizagem, trabalhando coordenação motora fina, percepção de espaço e tempo e concentração, habilidades fundamentais para a permanência desses alunos na escola”, explicou a professora de Educação Física do Teamarr, Marieta Augusta.

 

 

Lourdes Layane, 14 anos, destacou a importância do respeito e do acolhimento às pessoas com autismo após participar da atividade

A aluna do 8º ano, Lourdes Layane, de 14 anos, destacou a importância do respeito e do acolhimento às pessoas com autismo após participar da atividade. “Achei muito legal. Aprendi como tratar um colega com autismo, como respeitar e acolher. Entendi como pequenas atitudes mexem com a cabeça dele”, contou.

 

 

 

 

Professora Edilma Ribeiro ressaltou a importância de sensibilizar os alunos e promover uma cultura inclusiva nas escolas públicas de Roraima

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais da escola, Edilma Ribeiro, comemorou a realização do evento, que atendeu 20 turmas ao longo do dia — 10 pela manhã e 10 à tarde. “Estamos celebrando o Dia da Pessoa com Deficiência e aproveitamos para sensibilizar nossos alunos, despertando a consciência e incentivando a inclusão. Agradecemos a parceria do Teamarr e das demais instituições envolvidas, que contribuíram para tornar esse momento especial e educativo”, ressaltou.

Além do autismo, outras salas temáticas abordaram deficiências auditiva, visual, intelectual e a Síndrome de Down, promovendo a vivência e o entendimento prático dessas condições.

 

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Marley Lima

SupCom AL-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas