Neste mês de novembro, o Centro de Acolhimento ao Autista está promovendo oficinas voltadas para a alimentação do público atendido pelo Teamarr. Nesta semana, a equipe de nutrição e psicopedagogia trabalharam o tema “Cores dos Alimentos”, incentivando as crianças a explorarem o universo alimentar por meio das cores, texturas e formas de frutas e verduras.
A iniciativa reúne uma série de oficinas voltadas à alimentação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é auxiliar famílias a promoverem uma alimentação mais equilibrada e prazerosa, de forma respeitosa, divertida e educativa, como explicou a nutricionista Julliany Marques. “Cada semana a gente vai trabalhar uma temática com as crianças. Além disso, na última semana a gente vai levar essas orientações para os pais, para que eles possam colocar em prática com as crianças em casa, principalmente durante o período do recesso”.
Conforme a psicopedagoga, Tatiane de Sousa, que trabalha com a nutricionista no projeto, as atividades buscam transformar o momento da refeição em uma experiência sensorial e positiva, favorecendo a aceitação de novos alimentos. “A seletividade alimentar é uma questão bem presente entre as crianças autistas, então nós trabalhamos isso de uma forma mais lúdica, por meio de brincadeiras e outras atividades justamente para incentivar e estimular o contato deles com os alimentos”, finalizou.
As atividades já têm apresentado resultados positivos na alimentação de diversas crianças. Durante a oficina desta semana, a pequena Liz Marques, de apenas cinco anos, experimentou duas variedades de frutas, dando um importante passo em seu processo de aceitação alimentar. “Eu já conhecia batata doce, laranja e manga. Hoje eu provei a banana e gostei, e também provei o abacaxi, mas esse eu achei azedo”, contou.
Como funciona
O cronograma das oficinas está dividido em semanas temáticas, que abordarão desde aspectos sensoriais até práticas de inclusão alimentar com os pais e responsáveis.
Cronograma:
- Semana 1: Cores dos Alimentos
- Semana 2: Texturas e Sabores
- Semana 3: Rotina Alimentar e Organização Visual
- Semana 4: Estratégias de Aceitação e Alimentação Afetiva
Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) é uma iniciativa vinculada ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, coordenado pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas). O espaço oferece atendimentos pedagógicos, psicológicos, sociais e terapêuticos, voltados ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além dos atendimentos, o Teamarr promove ações de conscientização e integração entre escola, família e comunidade, fortalecendo a inclusão e o apoio às famílias.
Os serviços são gratuitos, e o centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco.
TEXTO: BRUNA GOMES
FOTO: ALFREDO MAIA
SUPCOM ALERR





