Pular para o conteúdo

CICLO 2025
Mais de 3.500 estudantes de Roraima escolhem profissão com ajuda do teste vocacional do Inovem

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), concluiu as atividades de 2025 do teste vocacional nesta sexta-feira, (28,) no município de Caracaraí. Mais de 3.500 alunos de escolas do ensino médio da rede pública do estado que responderam ao questionário este ano e puderam ter um direcionamento para escolher a profissão que vão exercer na vida adulta.

A última aplicação do teste vocacional foi feita na Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, no Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz e na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, reunindo aproximadamente 400 estudantes.

Para a presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), o projeto superou as expectativas e a meta é dobrar o número de pessoas atendidas no próximo ano, com a expansão da ação para os demais municípios de Roraima.

Presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra – Marley Lima/SupCom-ALERR

“A ideia surgiu de uma demanda real, vivenciada dentro de sala de aula. Hoje, temos retorno positivo dos pais que agradecem porque os filhos realmente tiveram a verdadeira direção. A educação, sem dúvida, é um meio de transformação na vida de cada um deles”, declarou.

 

 

 

 

Sebastião Cruz, professor de Matemática – Marley Lima/SupCom-ALERR

O retorno também vem de quem acompanha os alunos no dia a dia dentro da escola. O professor de matemática da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, Sebastião Cruz, disse que é a primeira vez que uma instituição pública aplica esse modelo de questionário na escola.

“Eu acredito que abriu muito a mente dos nossos alunos, então achei a iniciativa maravilhosa. Inclusive fiz o teste e deu certo, o meu perfil foi certinho na profissão que exerço, professor. Isso mostra a eficácia do questionário”, comentou.

 

 

Início de um sonho

Radson Ferreira é aluno do 3º ano do ensino médio – Marley Lima/SupCom-ALERR

O estudante Radson Ferreira, de 19 anos, é aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra. Ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no próximo domingo (30) fará o vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ele disse ter ficado feliz ao fazer o teste vocacional, pois confirmou a escolha profissional que deseja seguir.

“Criei admiração pela psicologia e comecei a pesquisar sobre. Entendi a importância da profissão para a sociedade, então decidi por essa área. O resultado do teste foi compatível com o meu desejo, então se tudo der certo, eu saio da escola para realizar este sonho”, disse.

 

Ester Barreto é aluna do 1º ano do ensino médio – Marley Lima/SupCom-ALERR

A aluna do Colégio Estadual Militarizado João Rogélio Shuertz, Ester Barreto, ainda está no 1º ano do ensino médio, mas aproveitou a oportunidade para fazer o teste e definir desde já a profissão que vai exercer no futuro.

“O meu teste resultou em empreendedorismo, que inclui advocacia, engenharia civil, policial civil, médico veterinário. São profissões que estão no meu radar e que vou me encaixar bem. Fiquei muito feliz”, destacou.

 

 

Teste vocacional 

O teste vocacional é aplicado por meio de formulário on-line, no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.

As áreas de afinidade são: realista, artístico, investigativo, convencional, social e empreendedor, que abrangem diversos segmentos. Durante a programação, os alunos ainda assistem a uma palestra sobre a importância de saber escolher a profissão e entendem detalhes sobre as áreas de afinidade.

Wagner Costa, psicólogo palestrante – Marley Lima/SupCom-ALERR

O palestrante, psicólogo Wagner Costa, reforçou que esse processo de orientação vocacional ajuda muito os jovens a pensarem no futuro e escolherem de forma consciente.

“Fazer uma boa escolha de profissão é extremamente importante. E o caminho é este: se conhecer, identificar seu perfil e procurar fazer uma junção entre aquilo que se gosta com a profissão”, explicou.

 

 

 

Inovem 

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; Inovarr; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas